Entre fevereiro e abril de 2019, o número de casos de dengue em Guarulhos cresceram de uma maneira preocupante. Segundo dados que a Secretaria de Saúde enviou ao GuarulhosWeb, a cidade registrou 93 casos em fevereiro, 418 em março e incríveis 1.248 em abril. Isto representa um aumento de 1241, 94% em apenas dois meses. Já em maio, até o dia 23, 212 pacientes foram diagnosticados com a doença.
Em 2018, uma pessoa morreu em decorrência da doença e outros 93 casos foram confirmados.
Prevenção
O Ministério da Saúde esclarece que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Além disto, outras formas são o uso de roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcione alguma proteção às picadas, repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo e mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
A Secretaria de Saúde de Guarulhos informou que realiza diversas ações, de intervenção em alguns bairros com orientações sobre a proliferação do mosquito, além do trabalho rotineiro de visitas casa a casa, de orientação à população e de nebulização nos casos que atendem aos critérios epidemiológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Principais sintomas da dengue
-Febre alta.
-Dores musculares intensas.
-Dor ao movimentar os olhos.
-Mal estar.
-Falta de apetite.
-Dor de cabeça.
-Manchas vermelhas no corpo.