Embora Guarulhos tenha reduzido significativamente o número de casos de dengue nos primeiros 5 meses de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado no mês de maio houve um aumento relevante de ocorrências. Nos quatro primeiros meses do ano foram registrados apenas 157 registros (média mensal de 39,25%) contra 132 registrados somente no mês passado.
Apesar do número expressivo apresentado em maio, não é tão assustador como os números registrados no ano passado. Em 2012 a cidade conseguiu diminuir bastante às incidências da doença. De janeiro a abril de 2011 registramos 778casos de dengue, contra 157 ocorridos neste ano. E nos cinco primeiros meses foram 1.018 registros em 2011 contra 289 de 2012.
De acordo com a Secretaria de Saúde os bairros que apresentaram maior número de casos foram a Vila São João Batista com 32ocorrências, Jardim Santa Emília com 24, Parque Santos Dumont com 23, Vila Nova Cumbica com 14, Jardim São Manoel com 12 e Ponte Alta com 9 casos. Nos demais bairros a média varia entre uma a três incidências, com exceção da Cidade Soimco com 8 casos, Cidade Jardim Cumbica com 6, Uirapuru e Jardim Presidente Dutra, ambos com cinco.
Para reduzir ainda mais esse índice é necessário que a população se conscientize e adotem medidas preventivas, como: lavar pratos de plantas e xaxins com bucha para eliminar ovos do mosquito ou trocar a água por areia molhada nos pratos, limpar calhas e lajes, lavar bebedouros de animais com bucha, além de trocar a água, guardar garrafas vazias com a boca para baixo,manter o lixo sempre fechado e tampar caixas dágua e poços.