Os catadores de materiais recicláveis que fazem parte do Projeto de Mobilização e Inclusão Social de Catadores da Prefeitura participaram de um curso de reciclagem de eletrônicos do Projeto Eco-Eletro. A atividade aconteceu no Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da USP, na primeira quinzena deste mês.
O Projeto Eco-Eletro – Reciclagem de Eletrônicos foi desenvolvido pelo Instituto GEA, em parceria com o LASSU – Laboratório de Sustentabilidade, vinculado ao CCE (Centro de Computação Eletrônica) da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.
O objetivo do projeto é aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis da Capital e de municípios da região metropolitana (Diadema, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Paulo), além de evitar que o lixo eletrônico seja descartado em locais inadequados, prejudicando a natureza.
A iniciativa surgiu da observação do trabalho dos catadores quando da chegada desse tipo de resíduo às cooperativas, muitas vezes tratado de maneira inadequada, com riscos para o catador e sem conseguir bons preços na comercialização.
Uma das soluções encontradas foi a de capacitar os catadores de diversas comunidades a trabalharem com lixo eletrônico, expandindo o mercado de atuação, melhorando a geração de renda e dando destinação adequada ao material, evitando assim problemas ao meio ambiente.