Política

Católicos de Guarulhos cobram de vereadores ação pela saúde pública

Depois de organizar no mês passado um ato popular por melhorias para a Saúde, a Diocese  de Guarulhos entregou, na última terça-feira, 30, aos vereadores, em sessão plenária, documento contendo uma série de sugestões. Para os representantes da igreja católica, o fechamento do Hospital Municipal de Urgências (HMU), que reabriu após 9 dias de sua interdição, foi apenas o reflexo do caos em que se encontra a saúde pública na cidade.
 
"Não daria para mencionar uma (causa) como a principal, por que tudo que a gente fala de saúde é prioridade. Tudo é prioridade e depende da nossa necessidade. Não podemos elencar um item como prioridade, no meu entendimento, e estamos vendo a cidade como um todo. E não estamos pedindo apenas por um pronto atendimento, mas a prevenção das doenças", explicou o assessor diocesano das pastorais sociais, Maurício Barbosa.
 
Na companhia do Padre Tarcísio de Almeida, coordenador da Diocese dos assuntos relacionados a Saúde, Barbosa também revelou a possibilidade dos católicos cobrar um posicionamento do Governo do Estado em relação a situação em que se encontra a Saúde no município. Ele apontou a sobrecarga do sistema público nesta área como um dos fatores para a deficitária prestação de serviço na área.
 
"O fechamento do HMU é apenas um retrato do que está ocorrendo no município. A sobrecarga de um equipamento vai trazer problemas, como está trazendo, e infelizmente não é novidade o que está acontecendo. E por isso que também vamos ao Governo do Estado para reivindicar o acompanhamento dele. Por que uma vez o Governo do Estado não cumprindo também o seu papel dentro do município, sobrecarrega a municipalidade", ressaltou.
 
Além de justificar às ações promovidas pela Igreja Católica na cidade, Maurício, que há alguns meses atrás chegou a assumir uma das cadeiras da Casa de Leis pelo PTN, convocou a população para que possam endossar as reivindicações propostas pelos católicos.
 
"Nós estamos direcionando um trabalho para a Diocese, mas sem a Diocese, temos  o papel de fomentar essa busca para que a população possa se envolver nesta luta por melhorias para o povo", encerrou.
 

Posso ajudar?