Com dois prêmios Oscar de melhor direção no currículo, sendo um deles por "O Resgate do Soldado Ryan", justamente um filme de guerra, Steven Spielberg não perde o jeito de surpreender o público. Se o filme citado acima mostra – literalmente – os horrores da guerra, neste "Cavalo de Guerra", 48ª produção em que o cineasta assina a direção, o tom é bem mais sóbrio e contemplativo, a exemplo do romance em que a produção se baseia: "War Horse", do inglês Michael Morpurgo.
O filme chega aos cinemas semanas antes do arrasa-quarteirões "As Aventuras de Tintim", também com direção de Spielberg em parceria com Peter Jackson (de "O Senhor dos Anéis"). A decisão, que nos EUA colocou as duas produções com somente cinco dias de diferença entre as estreias (com "Cavalo de Guerra" por último) demonstra a diferença no trato dos dois longas metragens. Talvez o melhor exemplo seja a cena em que o animal do título é cavalgado pelo protagonista enquanto um outro jovem dirige um carro. O motorista exibe-se para uma garota da pequena cidade enquanto Albert (o estreante em longas Jeremy Irvine) cavalga Joey e ultrapassa o veículo. Para fazer justiça, os automóveis da década de 1910 não alcançavam grandes velocidades, mas a idéia central é justamente esta: a simplicidade do animal sendo cavalgado superando o exibicionismo mecânico do "concorrente".
Na trama, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, Joey é um pequeno cavalo com uma marca em forma de cruz no focinho que passa seus primeiros anos em uma fazenda na Inglaterra ao lado da família Narracot. Lá, ele desenvolve especial afeição por Albert, o adolescente que o ensina como trabalhar no campo. Com a chegada do conflito internacional, no entanto, os donos da fazenda perdem Joey, que é levado à frente de batalha britânica, para presenciar a realidade da guerra. Conforme os anos passam, o destino do animal vai levando-o a vários lados dos campos de batalha, sem que ele perca a esperança de voltar ao seu lar. No elenco, estão ainda Tom Hiddleston (o Loki de "Thor"), Emily Watson (de "Almas à Venda") e David Thewlis (de "Harry Potter e as Relíquias da Morte").
Cavalo de Guerra (War Horse) – EUA, Índia, 2011. Direção de Steven Spielberg. Com Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch, Emily Watson, David Thewlis, Toby Kebbell, Eddie Marsan, Peter Mullan, Jeremy Irvine, Johnny Harris, David Kross, Robert Emms, David Dencik, Geoff Bell, Niels Arestrup, Pip Torrens. Distribuição Walt Disney. Classificação Indicativa: 12 anos.