Importado do Japão, a CBR 600RR 2012 chega às concessionárias da Honda com as novas cores vermelha e preta. O modelo tem preço público sugerido de R$ 47.900, e a versão C-ABS o preço de R$ 50.900. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Com um design compacto e arrojado, a super sports de média cilindrada conta com uma carenagem frontal que proporciona boa captação de ar, aerodinâmica e o desempenho da motocicleta. Segundo a marca japonesa, com o sistema Ram Air, o ar captado é direcionado de maneira mais rápida, aumentando a velocidade de entrada da mistura ar / combustível e proporcionando, assim, incremento na potência do motor, principalmente em altas velocidades. Destaque também para o conjunto óptico dotado de faróis com refletores multifocais e sistema Line Beam, que oferece iluminação forte e constante.
O painel de instrumentos é esportivo e dispõe de tacômetro eletrônico com mostrador analógico, além de dois displays para leitura da velocidade, hodômetros parcial e total, marcador de combustível e relógio. O modelo conta ainda com o escapamento Centre-Up 4 x 2 x 1, com saída única sob a carenagem traseira.
A CBR 600RR é equipada com um propulsor de 599 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, quatro tempos, 16 válvulas (quatro para cada cilindro) e arrefecido a líquido. A potência máxima é de 120 cv a 13.500 rpm e o torque 6,73 kgf.m a 11.250 rpm. A marcha é de seis velocidades.
A suspensão dianteira é do tipo telescópica investida (Upside Down) e apresenta sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores. Já a traseira, a suspensão Unit Pro-Link isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem, tornando o conjunto mais leve e rígido.
O modelo vem com pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara, e rodas de alumínio de três pontas com aro de 17. Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.
Duas opções de freios
A CBR 600RR conta com duas opções de freios. A versão Standard dispõe de dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, com acionamento hidráulico, e cáliper de fixação radial com quatro pistões na dianteira. Na traseira, há um único disco com diâmetro de 220 mm com acionamento hidráulico e cáliper de pistão simples.
Já a versão com freios C-ABS (Combined Anti-Lock Brake System) evita o travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagem bruscas, tanto em retas quanto em curvas. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para os modelos superesportivos, possibilitando manter a estabilidade e o controle da motocicleta, evitando o mergulho da suspensão dianteira, perda da estabilidade e levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes.
O modelo traz ainda H.I.S.S. (Honda Ignition Security System): um sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição, fazendo com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor.