A polêmica encabeçada por alguns vereadores de Guarulhos sobre possível cobrança de pedágio, na modalidade free flow, na rodovia Presidente Dutra, não tem sentido, segundo informa a concessionária CCR RioSP. “Os moradores de Guarulhos manterão a condição atual de trafegabilidade – a mesma já existente ao longo dos anos pela Via Dutra, ou seja, a utilização da rodovia pelas pistas marginais sem nenhum pagamento de tarifa”, esclareceu em nota enviada ao GWeb.
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“As pistas marginais nos dois sentidos da rodovia, utilizadas pela população local, não contarão com pórticos de cobrança”, reafirma a concessionária. Segundo informou, os motoristas de Guarulhos continuarão utilizando as pistas marginais normalmente e ainda assim, mesmo sem cobrança de tarifa, terão acesso garantido aos serviços oferecidos pela concessionária, como atendimentos médico e mecânico, conforme já ocorre atualmente.
Vale salientar que entre São Paulo e Guarulhos, mesmo antes das obras realizadas pela CCR, os guarulhenses só podiam utilizar as pistas marginais para acessar a região central da cidade. O primeiro acesso da expressa para a marginal estava no Km 223, permitindo apenas acessar a rodovia Helio Smidt em direção ao Aeroporto e às regiões do Cecap e Cumbica. Mais à frente, não havia nenhum acesso para chegar aos bairros de Bonsucesso e Pimentas. Ou seja, a utilização da expressa era realizada, em grande parte, por motoristas que prosseguiam na rodovia rumo a outras cidades no sentido do Rio de Janeiro.
No sentido contrário, apenas acessavam a via expressa motoristas que saíam das regiões de Bonsucesso e Pimentas, já que o único acesso ocorria no Jardim Maria Dirce, na altura do Km 211. Dali em diante, quem ia para São Paulo utilizava apenas as pistas marginais.
A CCR RioSP informou ainda que os estudos de tráfego realizados pela concessionária mostram que não há expectativa de incremento no volume de veículos nas pistas marginais com a implementação do pedágio eletrônico. “Isso porque o cliente que trafega pela pista expressa e opta por acessar Guarulhos pela marginal, por exemplo, já terá efetuado o pagamento do pedágio de Arujá. Não sendo cobrado pelo Free Flow. Isso também vale para o motorista de longa distância. Dessa forma, será mantida a atual condição para o município de Guarulhos, com livre circulação pelas pistas marginais sem cobrança de tarifa”.
O sistema de pedágio eletrônico – Free Flow – oferecerá ainda a opção até então indisponível aos moradores de Guarulhos de utilizar as pistas expressas da via Dutra. Essa utilização, no entanto, será facultativa, ficando a critério do motorista. O sistema também trará alternativas mais rápidas de viagem para todos os motoristas, especialmente aqueles que desejam acessar o Aeroporto de Guarulhos a partir de São Paulo, ou chegar à capital paulista a partir da Fernão Dias com mais agilidade.
Por fim, a CCR Rio SP esclarece: “É importante destacar que o modelo de concessão em vigor foi estruturado pelo Poder Concedente e amplamente debatido em audiências públicas, incluindo uma realizada em Guarulhos. Qualquer eventual alteração nas regras do contrato deverá ser discutida com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão regulador responsável pela concessão” .
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