Os moradores do Parque Cecap organizam, via redes sociais, uma mobilização neste sábado, dia 26, a partir das 14h, em frente a pista de skate, onde estão instalados os trailers Popidi e Graça. Eles querem recolher assinaturas para solicitar à Prefeitura que reveja a decisão, que tirará da região, sem qualquer alternativa, todos os comerciantes instalados no bairro. Alguns estão com seus estabelecimentos no local há mais de 30 anos.
A retirada dos trailers se deve à reurbanização da região, que prevê a instalação de um Bosque na área central do Cecap. Apesar dos trailers não obstruírem o projeto, a Prefeitura vem há alguns meses mantendo contato com os comerciantes. As negociações davam conta da instalação de quiosques, para onde os donos de trailers poderiam se transferir mediante uma licitação pública.
No entanto, os comerciantes foram surpreendidos na noite desta quinta-feira, durante uma reunião liderada pelo vereador Geraldo Celestino, que tem sua base eleitoral no bairro, com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, a Prefeitura informou que tem uma decisão judicial que prevê a saída dos trailers em até dois meses. Os proprietários de estabelecimentos que deixarem o local sem causarem problemas poderão se inscrever para obter licenças para atuar em outros pontos da cidade como comércio ambulante, o que é rechaçado pela maioria deles, conforme alguns declararam ao GuarulhosWeb.
Inconformados com a situação, moradores do Cecap – que consideram os trailers parte integrante da comunidade – iniciaram um movimento pela manutenção dos comerciantes. O ato deste sábado é o primeiro, conforme pode ser visto na página “Se tirarem os trailers do Cecap…” que está no Facebook.