Guarulhos contabiliza casos confirmados da monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, desde o dia 5 de julho, segundo dados enviados pela Secretaria municipal de Saúde ao GuarulhosWeb. Ao todo, são oito ocorrências – em oito bairros diferentes – a última delas registrada no último dia 17.
Até o momento os bairros com casos confirmados são: Vila Flórida, Jardim Jacy, Vila Guilhermino, Parque Cecap, Monte Alegre, Jardim Venditti, Jardim Rosa de França e Vila Endres. Segundo a Prefeitura, todos os estabelecimentos de saúde receberam fluxo de atendimento com a definição de caso, fluxo laboratorial a ser seguido e recomendações nos casos de suspeita.
Sobre a varíola dos macacos
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.