Política

CEE dos cartórios adia depoimento de secretário

Ausência de vereadores na sessão causou atraso no processo

Não são apenas as sessões na Câmara Municipal que encerram sem qualquer votação por falta de quórum. O depoimento do secretário municipal de Finanças, Nestor Carlos Seabra Moura, à Comissão Especial de Estudos (CEE) dos cartórios, foi adiado ontem por ausência de parlamentares.

A comissão investiga fraudes dos cartórios no recolhimento do Imposto de Transmissão de Imóveis Inter-Vivos (ITBI), após reportagem publicada pelo HOJE sobre um esquema fraudulento detectado no 2º Cartório de Tabelião de Notas de Guarulhos.

O depoimento de Moura foi remarcado para 2 de junho, às 11h, no Legislativo. O presidente da CEE dos cartórios, vereador Ricardo Rui (PPS), disse que vai sugerir para os parlamentares que não tiverem interesse em atuar na comissão possam dar lugar a outros. O secretário não quis comentar as fraudes antes de falar na comissão, mas garantiu que a Prefeitura está fiscalizando o 2º Cartório e continuará com a ação por tempo indeterminado.

Estiveram presentes na CEE os vereadores Ricardo Rui (PPS), Helena Sena (PPS), Silvana Mesquita (PV) e Eduardo Carneiro (PSL). Faltaram os parlamentares Lamé Smeili (PT do B), que chegou logo após o adiamento, Novinho Brasil (PTN), Unaldo Santos (PSB), Maurício Brinquinho (PT), Auriel Brito (PT), Romildo Santos (PSDB) e Zuquila (PR).

Pessoas que comercializavam imóveis e utilizavam os serviços do estabelecimento para pagar o ITBI a escreventes seriam lesadas, quando os valores, em alguns casos, não eram repassados à Prefeitura.

Posso ajudar?