"A missão da Igreja é anunciar, viver e testemunhar a fé. Além disso, temos que incentivar as pessoas a viverem diariamente essa fé real". As palavras do Dom Joaquim Justino Carreira, bispo diocesano de Guarulhos, reforçam o objetivo da Igreja Católica para o Ano da Fé. Iniciado na última quinta-feira, a celebração está sendo realizada no mundo e convida os católicos a reviverem os princípios da fé. Além disso,
o Ano da Fé comemora meio século da abertura do Concílio Vaticano II, e os 20 anos do catecismo na Igreja. Uma multidão de fiéis emocionados acompanhou a abertura da Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A celebração contou com a presença de párocos de diversas comunidades da cidade. "É uma alegria para eu participar, como católica que sou, desse ano especial. Aviva o coração, renova a nossa fé e nos enche de Deus", afirmou a aposentada Lausane Ferreira que há 77 anosfrequenta é católica.
Durante todo o ano, em todas as 38 paróquias de Guarulhos e nas 165 capelas católicas da cidade, os fiéis terão a oportunidade de aprenderem mais sobre a fé e se reaproximarem de Deus. "É tempo de buscarmos a conversão necessária para a vivência da fé adulta e madura, que atraia acomunidade", explicou Dom Joaquim. Segundo os últimos dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, Guarulhos tem cerca de649.919 católicos – o que representa, aproximadamente, 54,61% dapopulação.
O Ano da Fé foi convocado pelo Papa Bento XVI visando que todo cristão tenha a sua convicção e a sua identidade na fé católica. O término está marcado para o dia 24 de novembro de 2013, na Solenidade de
Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. "Ter fé ou não é algo que se identifica, que se vê e é admirado inclusive pelas pessoas que não creem", ressaltou Dom Joaquim.