Cinema

Celta e Prisma ganham a nova cara da Chevrolet

Os dois modelos receberam algumas mudanças estéticas, como a nova grade, que evidencia a gravata dourada da marca

Para muita gente, tanto o Chevrolet Celta – há dez anos no mercado – como o irmão sedã Prisma (cinco anos), não terão vida longa no mercado. A própria General Motors anuncia para quem quiser ouvir que pretende renovar quase toda sua linha de produtos no Brasil até 2012. E está trabalhando para isso. Mas enquanto esse novo ano não chega, a fábrica apresenta as versões já do ano que vem dos dois modelos. Os distraídos podem não perceber, mas os dois receberam algumas mudanças estéticas que merecem ser destacadas.

A frente dos dois, assim como os demais modelos Chevrolet, ganharam uma nova grade, que evidencia a gravata dourada. Ficam – guardando as devidas proporções – bem parecidos com Malibu, Vectra, Captiva, Agile e Classic. Destaque também para as novas calotas, que simulam, quase com perfeição, rodas de liga leve. Por dentro, também novidades, marcadas por novo grafismo do painel, volante e assentos.

Lógico que se tratam de modelos de entrada, com conforto e espaço limitados. Mas ideais para quem busca um primeiro carro com desempenho bastante satisfatório, por preços até que acessíveis. O Celta, líder em vendas da Chevrolet, parte de R$ 26,115,00, o modelo básico com duas portas e com o eficiente motor VHCE 1.0 e chega até a R$ 32.784,00 com um razoável número de equipamentos embutidos. Ganha as versões LS e LT, para se igualar ao restante da família Chevrolet. Já o Prisma LS, somente com motor VHCE 1.0, varia entre R$ 31.344 e R$ 35.288,00. O LT, equipado com o 1.4 Econoflex, vai de R$ 32.150,00 a R$ 36.958,00.

O Guarulhos Hoje confirmou a eficiência dos dois motores oferecidos durante teste-drive, na forma de um rali de regularidade disputado entre os jornalistas, entre Porto Alegre e Osório, litoral norte do Rio Grande do Sul. Na ida, a bordo de um Prisma LT com motor 1.4, a força do Econoflex com boas respostas sempre que necessário. No retorno, já com um Celta, também LT, mas com motor VHCE 1.0, eficiência de sobra para seguir à risca as dificuldades apresentadas pela planilha. Vale lembrar que se trata do 1.0 mais potente entre os compactos. Desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.

O jornalista Ernesto Zanon viajou a Porto Alegre a convite da General Motors

Posso ajudar?