O Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg), da Vila das Palmeiras (região central da cidade), implantou nesta quinta-feira (10) o serviço de vasectomia – procedimento médico de esterilização para homens. A meta é realizar 50 cirurgias por semana e zerar a fila de espera no município, que hoje é de mais de 300 pessoas.
As cirurgias são simples, feitas geralmente com anestesia local, duram em média de 15 a 20 minutos e o paciente não precisa ficar internado. Dependendo de sua profissão, ele pode ficar afastado do trabalho de três a cinco dias, para repouso. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados em espaço especialmente preparado, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, por três médicos urologistas, com apoio de equipe de enfermagem e serviço social.
Os agendamentos para a vasectomia são efetuados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a pessoa primeiramente participa do programa de planejamento familiar, pelo qual uma equipe preparada oferece orientações, tiram dúvidas e apóiam o homem em sua decisão. Esse é um requisito fundamental e necessário antes da cirurgia.
O frentista João Paulo Pereira de Mesquita, de 34 anos, foi um dos primeiros a estrear o novo serviço do Cemeg. “Achei ótimo, tudo muito rápido. Comecei o planejamento familiar em março passado na UBS Morros, fiz todas as consultas com o médico, enfermeiros, e tudo foi muito bem explicado. Pensei que demoraria mais de um ano para conseguir”, comemorou o pai de dois filhos.