Cidades

Cemitério da Vila Rio recebe plantio de 50 árvores nativas da Mata Atlântica

O Cemitério do Campo Santo, na Vila Rio de Janeiro, recebeu 50 novas mudas de árvores nesta quarta-feira (28). O plantio fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente, iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), que desde o dia 1º de junho presenteou a cidade com 1.270 novas mudas de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica.
 
No Vila Rio, as escolhidas foram jabuticaba, sibipiruna, canafístula, lofantera, pau ferro, monguba, pitanga e cabeludinha, todas árvores pioneiras, que apresentam copa frondosa e crescimento rápido. “Nosso objetivo é plantar duas mil novas árvores neste cemitério, a fim de proporcionar melhor sensação térmica e um visual mais agradável aos visitantes”, explica Loredana Glasser, Secretária de Serviços Públicos.
 
O plantio na Vila Rio, assim como os demais realizados pela cidade desde o início do ano (cerca de 7 mil mudas, sendo 5 mil delas através de parceria com o Governo Federal), integram também a retomada do Programa Ilhas Verdes que visa frear o aquecimento da cidade. “Estamos intensificando o processo de arborização com atenção especial às áreas mais quentes, as chamadas ilhas de calor que ocorrem principalmente na região de Cumbica”, acrescenta Claudio Dias, Secretário de Meio Ambiente.
 
A meta anual da SEMA é realizar, no mínimo, o plantio de 10 mil novas mudas na cidade. O próximo local a ser contemplado é o Bosque da Saúde, que no próximo dia 1º de julho vai ganhar 25 novas árvores.

Posso ajudar?