No feriado de Finados, do dia 2 novembro os cemitérios da cidade terão programação especial de fiscalização no combater o trabalho infantil. A ação tem a finalidade de impedir que crianças sejam aliciadas para limpar túmulos, vender flores e cuidar de jardins. E para impedir que as crianças peçam esmolas nos locais com grande concentração de pessoas.
Os grupos de abordagem de rua trabalharão nos cemitérios Vila Rio, Bonsucesso, São Judas Tadeu, Primavera I e II e São João Batista e também no calçadão da rua Dom Pedro II, na praça Getúlio Vargas, na praça IV Centenário, na avenida Paulo Faccini e em frente à igreja Matriz.
Dezenas de profissionais dos Conselhos Tutelares, do Projeto Meninos e Meninas de Rua, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) farão a abordagem de rua e entregarão panfletos informativos para os visitantes dos cemitérios.
Aproximadamente 10 mil cartazes foram colocados nas escolas municipais e estaduais, nos cemitérios e nos estabelecimentos comerciais para advertir a população sobre as consequências negativas do trabalho infantil para o desenvolvimento saudável na infância.