O último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou algo preocupante para uma cidade que é a segunda maior do Estado. Segundo o Censo, Guarulhos, 1,2 milhão de habitantes, é a cidade entre os quatro mais populosos municípios da Grande São Paulo, a ter o maior número de moradores vivendo na faixa da pobreza. Conforme o estudo, 31,2% (374 mil) das residências seus moradores possuem renda de meio a dois salários e, em outras 5,8% (69.600) das residências, a renda é inexistente. Na soma dos cenários, cerca de 37% (444 mil) dos habitantes em Guarulhos são pobres. Ainda segundo o IBGE, somente 7% (84 mil) da população, recebe mais do que dez salários mínimos.
No mês passado, a reportagem do HOJE teve acesso com exclusividade a um levantamento feito pelo Comando de Policiamento de Área de Guarulhos (CPA-M7), da Polícia Militar, que confirmam os números revelados pelo Censo. Conforme o levantamento da PM, existem 91 favelas (ou comunidades menos favorecidas) no município com uma população total de aproximadamente 123 mil pessoas.
Pelo estudo do CPA-M7, a área do 15° batalhão é a que apresenta o maior número de favelas. São 55 no total com uma população de 78.330 pessoas. A segunda área com mais favelas segundo o levantamento da PM é a do 44° Batalhão com 21 comunidades e 16.380 pessoas. Já a área do 31° Batalhão apresenta 15 favelas e uma população de 28.748 habitantes.