O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participa de ato na segunda-feira, às 9h, em frente à Gerência Regional do Ministério do Trabalho na cidade (rua Maués, 23/27, Bom Clima). O protesto reforça as manifestações convocadas pelas Centrais Sindicais contra as MPs 664 e 665, que restringem o direito ao seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença.
José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, diz: “Nosso objetivo é derrubar as Medidas Provisórias, que dificultam e restringem o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. O governo precisa encontrar outros meios de controlar suas despesas, sem mexer nos direitos trabalhistas”.
Pereira avalia que uma alternativa ao corte de benefícios é a taxação de grandes fortunas, imposto sobre lucros e dividendos distribuídos e tributação sobre remessas de lucro das multinacionais. Além da categoria metalúrgica, o movimento terá a participação de Sindicatos filiados à Força Sindical e outras Centrais na região.