A tecnologia tem sido uma aliada decisiva no combate à criminalidade em Guarulhos. Em julho, seis foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio da Central de Segurança Integrada (CSI), estrutura lançada em 2023 pelo então prefeito Guti, dentro do programa Muralha GRU — um dos maiores investimentos em segurança pública da história da cidade.
Operada pela Guarda Civil Municipal (GCM), a CSI integrava mais de 5 mil câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, incluindo câmeras OCR para leitura de placas e sistemas de reconhecimento facial
A plataforma está conectada ao sistema Detecta, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, permitindo que agentes identifiquem suspeitos em tempo real e acionem rapidamente a Central 153, que despacha viaturas para averiguação.
Das seis prisões realizadas em julho, quatro ocorreram com o apoio direto do sistema Muralha GRU. A mais recente foi na terça-feira (29), quando agentes da Inspetoria Centro abordaram um foragido que circulava de carro pela região central.
Outras duas detenções foram feitas com o uso da nova tecnologia de reconhecimento facial, instalada recentemente na CSI. Os casos aconteceram na região do Pimentas e do Bonsucesso, por agentes da Inspetoria Leste. Um dos capturados tinha mandado de prisão por estupro de vulnerável desde 2015.
O CSI funciona 24 horas por dia e é operado em conjunto com as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual, além das secretarias municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Segundo a prefeitura, o sistema tem sido essencial não apenas para capturas, mas também para o monitoramento de rotas suspeitas, controle viário e resposta rápida a ocorrências


