Política

Centrão marca posição na Câmara contra PL de Geriatria nas UBS

Quente. Esse foi o clima nesta quinta-feira no plenário da Câmara Municipal. O grupo de centro, denominado de "Centrão", formado na volta do recesso por seis vereadores que se posicionam como independentes, começa a mostrar sua força. Na sessão de ontem, liderados pela vereadora Helena Sena (PSC), eles foram contrários à implantação do serviço de Geriatria nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), projeto do vereador Lameh Smeili (PTdoB), que acabou deliberado e deve ir à votação.

O grupo – composto pelos vereadores José Mário (PTN), Vitor da Farmácia (PSDC), Novinho Brasil (PTN), Eduardo Carneiro (PSL) e Índio de Cumbica (DEM), além de Helena – se manifestou contra a implementação do serviço de Geriatria nas UBSs. "No atendimento básico não cabe especialidades, o próprio nome já diz. Este serviço deve ser oferecido no Cemeg (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos)", explicou José Mário.

Já o parlamentar e médico Eduardo Carneiro endossou o discurso de Mário e apresentou sugestão de implantação deste serviço. "O ideal será dividir a cidade em quatro partes e criar grandes centros de atendimentos especializados nos bairros da Vila Galvão, Pimentas e Jardim Presidente Dutra, e não disponibilizar em uma UBS.", acredita Carneiro.

"Nós votamos contra com direito de causa. O nosso grupo possui dois médicos atuantes e renomados na cidade, além de um bioquímico", destaca a líder do grupo, Helena Sena, referindo-se a Carneiro, Mário e Vitor da Farmácia respectivamente.

A calorosa discussão entre os parlamentares sobre o assunto gerou polêmica. O vereador Lameh entende que os serviços relacionados à saúde devem ser atendidos de forma uniforme. "Precisa fazer menos política e pensar no ser humano. A nossa ideia é de oferecer o serviço de Geriatria para idoso da mesma forma que a criança precisa do Pediatra", afirma Lamé, criticando a postura do "Centrão". No final das discussões, apesar da posição do grupo, o projeto acabou sendo deliberado pela maioria dos vereadores e deve entrar na pauta de votação após passar pela análise das comissões técnicas.   

Posso ajudar?