Variedades

Centro de Exposições da Vila Galvão celebra 110 anos da imigração japonesa

Até o próximo dia 28 de janeiro, o Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão, apresenta a mostra “110 Anos da Imigração Japonesa”, composta por obras da artista Mitiko Yanagui. A exposição tem entrada gratuita e classificação livre.
 
Mitiko Yanaguié é uma rara representante da Shadow Art no Brasil, técnica sustentada por uma visão contemplativa do real, que tende a se traduzir numa rica e densa metáfora do mundo feito de luz, espaço, cor e pintura.
 
A contínua tentativa de dominar plasticamente a matéria, de fixar seus temas – principalmente os florais – dando-lhes volume, linha e ritmo harmônico, faz com que a artista encontre com sua arte as formas, a cor e a luz de uma composição para sublimá-la a uma nova vida, o que a leva a humanização das coisas. 
 
É assim que Yanaguié cria arte das sombras em projeções bi e tridimensionais, a partir de uma técnica que tem o mágico poder de criar perspectivas, transparências e clareza fora do comum, juntamente com um profundo equilíbrio de cores.
 
A humanização das coisas
 
Com um temperamento reflexivo e intimista, Mitiko elabora seu trabalho pacientemente, mas com um entusiasmo ímpar. A relação humilde e paciente com seu trabalho revela uma arte cheia de autenticidade, inata sensibilidade iluminista e plástica, uma instintiva necessidade de criar, realizar uma obra e de comunicar.
 
Existe nessa artista uma contínua renovação pelo interesse da pesquisa e a coragem de enfrentar os difíceis problemas do homem, da natureza e da vida, a fim de retirar do mistério das coisas a sua parte de verdade e realizar aquela difícil conquista do real e do eterno, em que a arte encontra sua glorificação.
 
Serviço
Exposição “110 Anos da Imigração Japonesa”
Data: até 28 de janeiro
Horário: de terça a domingo, da 10h às 17h
Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael
Praça Cícero de Miranda, s/ nº, Vila Galvão – Guarulhos/SP
Entrada gratuita
Classificação livre

Posso ajudar?