A entrega do centro de oncologia, que está sendo construído no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Parque Cecap, novamente foi adiada pelo Governo do Estado. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, as obras agora estão com previsão de conclusão para o final do ano.
O motivo do atraso na entrega, que estava prevista para o mês passado, é a mudança no perfil de atendimento. Agora, além da população de Guarulhos, o centro de oncologia do HGG atenderá também a população da região do Alto Tietê. Dessa forma, a pasta informou que houve a modificação e ampliação da construção para o pleno atendimento das regiões. Além disso, após o término das obras, iniciará o processo de compra de equipamentos e contratação de funcionários.
Esta não é a primeira vez que a entrega da obra é adiada. Em outubro do ano passado, durante visita para oficialização do repasse de R$ 7,2 milhões para o Hospital Stella Maris, o governador Geraldo Alckmin já havia anunciado a conclusão do equipamento para o final daquele ano.
A ala é um anexo que está sendo construído desde 2009 e abrigará o serviço de oncologia, com central de quimioterapia e radioterapia, atendimentos ambulatoriais e cuidados paliativos. Até o final do ano passado, já tinham sido investidos R$ 1,347 milhão.
A construção será importante para, aproximadamente, 800 pacientes de quimioterapia e 700 de radioterapia que a cidade possui atualmente e que são diariamente encaminhados às cidades de Mogi das Cruzes e São Paulo para tratamento. Além disso, com a nova ala, a cidade estará entre os municípios referência no tratamento da doença.