O Centro de Operações e Inteligência – COI Guarulhos, um dos frutos oriundos do financiamento entre a Prefeitura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para modernização da Guarda Civil Municipal (GCM), tem sido área de interesse de empresas e instituições da cidade.
O COI é um equipamento inaugurado em dezembro de 2023, administrado conjuntamente pelas secretarias municipais de Segurança Pública (Sasp) e de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), que desde então recebe visitas de representantes de empresas e instituições para conhecer as novas tecnologias e a operacionalidade dos sistemas.
Nessa quinta-feira (7), operadores de serviços da plataforma Mercado Livre foram recebidos pelo secretário Márcio Pontes, pelo subcomandante Ricardo Gentile e pelo coordenador Joel Ribeiro, que apresentaram o espaço que funciona 24 horas e reúne agentes da GCM, da STMU, do Samu, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.
Na ocasião, os visitantes entenderam que o objetivo do projeto é fortalecer a atuação do poder público municipal, visando reduzir a criminalidade e aumentar a segurança da população. A proposta foi apresentada no Plano Municipal de Segurança Pública de Guarulhos assinado em dezembro de 2021 pelo prefeito Guti, desenvolvido pela Sasp em parceria com as secretarias municipais e demais forças de segurança pública atuantes no município.
O secretário Márcio Pontes comentou sobre o interesse das empresas e instituições em conhecer essa iniciativa. “Uma nova concepção em segurança pública foi construída nesta gestão. O projeto incorpora inovações importantes, como um diagnóstico prévio e qualificado, com base em dados e evidências e soluções focadas em ganhos de eficiência, inteligência e tecnologia”, destacou Pontes.
O projeto foi aprovado pelo BNDES, que destinou 45 milhões de reais para investimentos específicos em seis intervenções que contribuirão para o alcance dos objetivos, que são: melhoria na capacidade de gestão da segurança pública municipal; fortalecimento administrativo e operacional da GCM; implantação do COI, que já iniciou a 2ª fase de obras; criação do Observatório da Segurança Municipal; modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), e aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e jovens.