Instalado no bairro da Ponte Grande, a Sociedade Esportiva Palmeiras, que completou na última terça-feira, 26, 100 anos de existência, dispõe no município Centro de Treinamento com capacidade atual para atender 200 atletas das cinco categorias de base do clube. O CT do Alviverde, da Capital, foi inaugurado em março de 1998.
“Guarulhos sempre foi um centro forte no desenvolvimento do esporte em várias modalidades e o Palmeiras também parte dessa premissa. A Academia de Futebol 2 do Palmeiras proporciona toda estrutura necessária para a completa formação dos atletas”, declarou o diretor do Centro de Formação de Atletas, Marcelo Dedeschi.
Com 45 mil m², o Centro de Treinamento palmeirense é composto por cinco campos em tamanho oficial com grama natural. A estrutura também dispõe campo específico para treinamento de goleiros, quadra de areia, academia de ginástica, sala de fisioterapia, refeitório para funcionários, departamento médico e quadra de futevôlei.
“Nós sempre dizemos que quem revela o atleta é o profissional, mas nós das categorias de base temos o papel de formar. Tão importante quanto a estrutura são os profissionais envolvidos. Nossos treinadores, auxiliares e preparadores são todos especialistas em suas áreas. A formação de atletas é uma das prioridades da atual gestão do clube”, disse Dedeschi.
Desfrutam desta estrutura 200 atletas que estão divididos entre as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Diferente da equipe profissional, que luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro, as equipes de base estão garantidas na segunda fase do Campeonato Paulista. Destaque para o time Sub-17 que possui o melhor ataque da competição com 61 gols marcados em 12 jogos.