Nesta quinta-feira (17) o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro Pop I – realizou mais uma edição do CinePop, que propõe a exibição de filmes seguidos de bate-papos com o público assistido pelo serviço da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos.
Em reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, foi exibido o longa metragem nacional M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, que narra a história de Maurício, um jovem negro que vive com a mãe, uma auxiliar de enfermagem, na periferia do Rio de Janeiro e que ingressa no curso de medicina por meio do sistema de cotas raciais. O filme retrata Maurício intrigado com o fato de todos os corpos utilizados para os estudos serem de pessoas negras, enquanto que o quadro de estudantes é formado majoritariamente por pessoas brancas.
Após a exibição do filme, o público presente participou de uma roda de conversa sobre as situações representadas na obra de ficção e que são muito presentes no cotidiano da população em situação de rua do Brasil, que é composta por aproximadamente 70% de pessoas pretas e pardas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2020), além de mencionarem a dívida histórica do Estado em relação ao povo negro e aos povos originários, fruto de quase 400 anos de escravidão e genocídio e de todo o período em que foi obstaculizado e negligenciado o acesso dessas populações à educação básica e acadêmica, ao trabalho digno, à saúde, à moradia, entre tantas políticas públicas.
Dia da consciência negra
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra faz referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e é a data reconhecida pelo movimento negro em afirmação de sua luta pela igualdade de direitos.
Mais informações sobre o Centro Pop I podem ser obtidas em www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua ou pelo telefone (11) 2421-0929.