Cidades

Centros de Referência de Assistência Social em Guarulhos atendem mais de oito mil por ano

Município conta com 11 unidades de atendimento à população carente

Os números do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes a 2010 foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O levantamento foi respondido por mais de 4,7 mil municípios entre agosto e dezembro do ano passado. Em Guarulhos existem 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que desenvolvem o Programa de Atenção Integral às Famílias (Paif), responsável pelo atendimento de 8.005 pessoas. O Estado de São Paulo registra 783 centros.

Os Cras estão descentralizados pelo município nos bairros de Cumbica, Tranquilidade, Cocaia, Taboão, Santos Dumont, São João, Presidente Dutra, Ponte Alta, Pimentas, Centenário e Nova Cidade.A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania esclarece que o Paif faz parte dos serviços da Proteção Social Básica do Suas, com o objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com caráter preventivo e de inclusão social.

O Paif destina-se às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, da privação ou ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de vínculos afetivo-relacionais e de situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências.

O serviço prestado pelo Paif engloba acolhida, estudo social, orientação, encaminhamentos, ações socioeducativas, visitas domiciliares, promoção ao acesso do Programa Renda Cidadã, Programa Ação Jovem, Programa ProJovem Adolescente, BPC-Benefício de Prestação Continuada, carteira do idoso, oficinas de inclusão produtiva, emissão de segunda via de documentos. A Secretaria informa que o Paif mantém 11 mil vagas conveniadas na cidade.

Posso ajudar?