Esportes

Cerag define calendário, modalidades e traz novidades na edição 2018

Professores de Educação Física de entidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Ermelino Matarazzo se reuniram nesta terça-feira, dia 27, na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), para discutir sobre o Circuito Esportivo Recreativo Adaptado de Guarulhos (CERAG) 2018. Com início marcado para o dia 23 de março, nas Casas André Luis, a competição conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, com atividades esportivas e recreativas para pessoas com deficiência.
 
Nesse encontro, foram definidas as modalidades a serem disputadas nesta edição: voleibol adaptado, bocha adaptada, futsal, circuito de habilidades, bola ao cesto, festival de dança, natação, dardo e Streetball. A programação também inclui algumas novidades, como o projeto “Giz de lousa”, que acontecerá na Universidade Guarulhos (UNG) Centro e trará atividades pedagógicas e culturais; o festival de férias e a parceria com o estabelecimento de ensino, com a clínica de Judô e Jiu jitsu para que os professores e estudantes possam trabalhar com os alunos com deficiência. Na ocasião foram apresentadas as medalhas e troféus oferecidos pela subsecretaria e programadas as datas para a realização das etapas desse ano e demais eventos do segmento.
 
Na oportunidade, a campeã de Surf Adaptado, Monique Oliveira, que também é estudante de Educação Física e tem paralisia cerebral, contou sua trajetória no esporte, desde a escola até o campeonato mundial na Califórnia, em 2017, quando conquistou a medalha de ouro na categoria individual e medalha de bronze por equipe. Além disso, ressaltou a importância do trabalho dos professores de Educação Física, incentivou o trabalho com pessoas com deficiência e mostrou orgulhosa suas medalhas.
 
Participaram da reunião representantes das entidades Apae, Casas André Luis, Casas de Davi, Colégio Caape, Núcleo Convívio, ACDEM, Secretarias do Esporte de Itaqua e Guarulhos (Projeto Amea), Ambulatório das Casas André Luis, Abads, Ciaag, Agapé, Instituto Alan Kardec, Lenda, Colégio São Judas e Adevig.
 
Para o subsecretário Toninho Messias (SAI), o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão. “Apoiando as ações voltadas ao esporte adaptado estamos unindo esforços para contemplar mais pessoas e mais regiões”, disse.
 

Posso ajudar?