Cidades

Ceresi completa grupo para Curso de Cuidadores de Idosos

Com 12 aulas/encontros, o Centro de Referência em Saúde do Idoso (Ceresi), da Secretaria de Saúde, começa no dia 20 próximo o treinamento de 50 alunos para o Curso Informal de Cuidadores de Idosos.
As 50 vagas abertas em meados de fevereiro já foram preenchidas. Outra turma deverá ser formada para o segundo semestre.
 
As aulas serão sempre às quintas-feiras, no período das 8h30 às 10 horas. O curso, ministrado pela equipe multiprofissional do órgão, contará com oficina de sensibilização sobre as limitações naturais do processo de envelhecimento.
 
Completam a grade curricular aspectos importantes, como abordagens sobre síndromes geriátricas; aspectos sociais e psíquicos do envelhecimento; cuidados com a alimentação; comunicação e deglutição em idosos acamados; quedas, manuseio e mudanças de posicionamento.
 
Outros temas versam sobre prevenção à incontinência urinária; a importância do exercício físico para o paciente e para o cuidador; cuidados diários nas atividades da vida; saúde bucal e higiene do idoso; cuidados na administração de medicação via oral e por sonda; e cuidados de enfermagem em pacientes acamados.
 
Segundo a gerente Elisângela Cavalcante, o curso não tem caráter profissionalizante. “A proposta é qualificar e orientar sobre os cuidados básicos necessários para garantir uma boa qualidade de vida para si e para o idoso”.
 
Pés diabéticos
 
No próximo dia 25, o Ceresi promoverá a palestra “Pés Diabéticos em Idosos”, com profissionais da equipe de enfermagem da unidade. A atividade integra o Projeto “Bem Estar”, que consiste em prestar informações e orientações ao público interessado, que de alguma forma exerce atividades com idosos no âmbito familiar.
 
Após a palestra, os pacientes receberão uma massagem de conforto relaxante para os pés. Vagas limitadas. Os interessados deverão fazer reservas pelo telefone.
 
O Ceresi funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na rua Dona Antônia, 965, no bairro de Gopoúva (Complexo Dona Antônia). Mais informações pelo telefone 2472-5487.

Posso ajudar?