Para reforçar a prevenção e cuidados com a hipertensão arterial, o Centro de Referência em Saúde do Idoso (Ceresi) promoveu nesta segunda-feira, 28, palestras para os frequentadores do Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta.
As apresentações, na tenda do Parque, estavam associadas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado no sábado, dia 26. As palestras versaram sobre “Cuidados com a alimentação”, com a nutricionista Ângela Sesoko; “Medicação Segura”, com a farmacêutica Marta Mimo Gino; e “Práticas de Atividades Físicas Saudáveis”; com o educador físico Gilberto Almeida.
foto: Sidnei Barros/PMG
Após as atividades físicas monitorada pelo educador Gilberto de Almeida, Ângela Sesoko falou dos cuidados que os hipertensos devem ter com a alimentação. Ela enfatizou a necessidade de moderação do sal nos hábitos alimentares e o cuidado com o consumo excessivo de alimentos industrializados. “Demonstrei a eles que a opção por produtos naturais é a mais recomendável”, disse.
Marta Mimo Gino seguiu a mesma linha de conselhos e orientações nas questões associadas à medicação. Segundo ela, os hipertensos precisam estar atentos às recomendações médicas, organizar métodos de administração com os dias e horários para tomar remédios e evitar a automedicação. Ela ainda alertou o público para sempre relatar ao médico todo tipo de medicamento que estiver usando, mesmo que sejam homeopáticos, chás ou ervas recomendadas por amigos.
A terceira palestra, de Gilberto Almeida, ressaltou a importância da prática de atividades físicas para idosos, desde que sejam constantes e monitoradas por orientadores e até mesmo médicos. O Ceresi funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na rua Dona Antônia, 965, no bairro de Gopoúva (Complexo Dona Antônia), telefone 2472-5487