Economia

Certificação digital proporciona benefícios a empresas e pessoas físicas

Segurança e desburocratização de processos estão entre as principais vantagens
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter e usar a certificação digital (e-CPF e e-CNPJ). Entre seus benefícios incluem-se a segurança para efetuar operações via internet e rapidez no atendimento a várias demandas nas esferas municipal, estadual e federal. “Essa tecnologia usa a criptografia na troca de informações, o que garante autenticidade e privacidade nas transações online, pois apenas o receptor e o emissor de determinados dados podem decifra-los”, explica Mara Lucia, coordenadora do Posto de Serviços do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), que emite a certificação.
 
Entre as facilidades proporcionadas para pessoas físicas, destacam-se a possibilidade de resolver pendências de malha fina via Internet, consultar e atualizar dados na base da Receita, recuperar histórico de declarações de IR, assinar contratos digitalmente e acompanhar processos legais, entre outros.
 
Neste ano, uma novidade é a possibilidade de o usuário emitir a declaração de IR 2014 pré-preenchida pela própria Receita, que fornece de antemão informações como rendimentos, bens, dívidas e deduções.
 
Para profissionais liberais, as facilidades se estendem à emissão de nota fiscal eletrônica de tomador de serviços. “Muitas vezes, quem presta pequenos serviços emite recibos manuais, o que é quase informal. A emissão de NFe dá mais formalidade a quem contrata e a quem presta serviços”, esclarece Mara, adicionando a redução dos custos com papel, simplificação de processos como vantagens ao empresário e o combate à sonegação como benefício ao Estado.
 
Às pessoas jurídicas, a certificação permite que contratos sejam fechados digitalmente. “A tecnologia fornece todas as informações da empresa e de seus proprietários, o que dá legitimidade à assinatura digital”, afirma a coordenadora do Posto do Secovi-SP. Também é possível acompanhar processos legais via internet, emitir procurações eletrônicas, requerer certidões, entregar IRPJ, DCTF, DIPJ e a PER/DCOMP, além de ampliar o relacionamento com a Caixa Econômica Federal para obtenção do extrato de FGTS dos empregados e alterar dados do PIS.
 
Mais: o eSocial, plataforma do Governo Federal que concentrará informações trabalhistas e previdenciárias de empregados de todo o País e de implantação obrigatória a todas as empresas, também exige, pra sua operacionalização, o certificado digital.
 
O Secovi-SP emite a certificação digital para pessoas físicas e jurídicas, independentemente de serem ou não associadas ou representadas da entidade. O atendimento para esse serviço é realizado também na regional Baixada Santista do Sindicato, com hora marcada. Para mais informações, ligue para (13) 3321-3823 e 3222-5860.

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