O ex-ministro dos Portos, César Borges, transmitiu o comando da pasta para o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) na manhã desta sexta-feira agradecendo à presidente Dilma Rousseff por ter lhe dado o comando de “duas importantes pastas”. Ele também foi titular dos Transportes na gestão Dilma e, agora, é cotado para administrar a Empresa Brasileira de Logística (EPL), criada pelo governo para desenvolver projetos de infraestrutura.
Em seu discurso de despedida, após seis meses em Portos, Borges afirmou que o País precisa “modernizar os nossos portos e buscar parceiros para investir”. O ex-ministro também aproveitou para afagar a presidente e o núcleo político do Palácio do Planalto. “Nós avançamos (em investimentos) porque houve esforço do governo, com muitas mentes que se debruçaram sob o comando da presidente Dilma e da Casa Civil, com a ministra Gleisi Hoffmann e, agora, o ministro Aloizio Mercadante, para garantir novos marcos regulatórios”, disse.
Ele afirmou que as “bases estão lançadas” para novos investimentos portuários, após a provação do novo marco regulatório, a MP dos Portos, de 2013. Mas cobrou celeridade dos investimentos. “O que é necessário é velocidade na implantação dos programas (de investimento)”, sugeriu.