A Organização das Nações Unidas (ONU) parabenizou o acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para o cessar-fogo no sudoeste da Síria. Segundo a organização, a medida deve permitir o surgimento de diálogos para promover a paz na região.
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria, de acordo uma autoridade americana. O acordo ocorreu ontem, no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontraram pela primeira vez na Alemanha, em uma reunião bilateral durante a cúpula do G-20.
Segundo o enviado especial da ONU na Síria, Ramzy Ramzy, o anúncio é um passo na direção certa. Ele afirmou que outras áreas da Síria tendem a seguir o mesmo caminho.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, se encontrou com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, após a reunião de Putin e Trump. Tillerson afirmou que o acordo é a “primeira indicação” de que os EUA e a Rússia “são capazes de trabalhar juntos”.
O cessar-fogo na Síria, firmado entre Rússia e Estados Unidos, entrará em vigor ao meio dia de domingo (horário de Damasco), de acordo com autoridades do governo dos EUA e da Jordânia, também envolvida no acordo.