Cidades

Cetesb aponta severos níveis de poluição em Guarulhos

Constatação faz parte de um estudo da Companhia que divulgou lista de munícipios com maiores índices

Guarulhos está com severos níveis de poluição atmosférica e excesso de material particulado no ar. A constatação é de um estudo feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que divulgou uma lista dos municípios paulistas com maiores índices de poluição.

O levantamento foi realizado com base nos dados de monitoramento dos últimos três anos. Em termos de material particulado (poeira), existem três níveis de poluição: não saturado, em vias de saturação e saturado – moderado, sério e severo.

Guarulhos foi classificada como área de saturação moderada de material particulado e atingiu o pior índice na classificação, considerada SAT-SEV (Área Saturado Severo) para material particulado e área de saturação séria para o ozônio.

O padrão estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e também pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 50 microgramas por metro cúbico. Guarulhos atingiu picos de 161 de partículas inaláveis – base 2008 a 2010, ao qual o se refere o estudo.

As outras cidades que aparecem com piores índices na região metropolitana foram Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul.

Posso ajudar?