Guarulhos está com severos níveis de poluição atmosférica e excesso de material particulado no ar. A constatação é de um estudo feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que divulgou uma lista dos municípios paulistas com maiores índices de poluição.
O levantamento foi realizado com base nos dados de monitoramento dos últimos três anos. Em termos de material particulado (poeira), existem três níveis de poluição: não saturado, em vias de saturação e saturado – moderado, sério e severo.
Guarulhos foi classificada como área de saturação moderada de material particulado e atingiu o pior índice na classificação, considerada SAT-SEV (Área Saturado Severo) para material particulado e área de saturação séria para o ozônio.
O padrão estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e também pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 50 microgramas por metro cúbico. Guarulhos atingiu picos de 161 de partículas inaláveis – base 2008 a 2010, ao qual o se refere o estudo.
As outras cidades que aparecem com piores índices na região metropolitana foram Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul.