Cinema

Chega ao Brasil o novo sedã grande da Peugeot, o 508

Lançamento tem como objetivo ampliar a oferta da marca francesa no Brasil e voltar a atuar de maneira forte no segmento D

Produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China, chega ao mercado brasileiro o 508, novo sedã grande da Peugeot, que tem como objetivo ampliar a oferta da marca francesa no Brasil e voltar a atuar de maneira forte no segmento D, que cresceu mais de 50% no ano passado. O modelo será comercializado em versão única de acabamento e com quatro opções de cores (branco Nacré, preto perla nera, cinza alumínio e cinza Haria). Seu preço sugerido é de R$ 119.990.

Com distância entre-eixos de 2.817 mm, visando otimizar a habitabilidade para os passageiros do assento traseiro, as linhas do 508 são coordenadas de forma harmoniosa, sem rupturas, do capô até o porta-malas. Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa. À frente, o sedã revela os códigos estéticos da Peugeot, reinterpretados à imagem dos mais recentes concept cars, em especial o SR1. O novo logotipo do leão fica na extremidade do longo capô em alumínio.

Abaixo do emblema, a grade frontal, que remete a uma grande "boca", parece se separar da carroceria. Este efeito é resultado do friso cromado que a envolve e é interrompido abaixo do local onde está o emblema da marca, deixando surgir o nome Peugeot.
Os estilistas dispensaram atenção especial ao "olhar felino" dos faróis, em que a máscara interior se une às superfícies cromadas. Os faróis direcionais de duplo Xenon recebem luzes de LED com sete diodos eletroluminescentes, que permitem um reconhecimento imediato do modelo, a qualquer momento do dia ou da noite.

As laterais do veículo são sublinhadas por um contorno cromado e a traseira é desenhada com um porta-malas nivelado ao para-choque. Um friso cromado horizontal embutido na tampa do porta-malas dinamiza a traseira, paralelamente a uma fita cromada, situada na parte inferior do difusor e que "assenta" visualmente o veículo.

Interior sofisticado

Internamente, o 508 traz sofisticação, com textura, diferentes decorações, console central em preto e teclas cromadas, que inspiram refinamento. No aspecto prático, a escolha de uma arquitetura eficiente possibilita uma boa habitabilidade e um grande porta-malas. Cada passageiro tem um tratamento específico, com espaço generoso e equipamentos próprios (a climatização em quatro zonas, por exemplo, favorece os passageiros de trás; apoio de cabeça regulável aumenta a sensação de conforto do condutor e do passageiro da frente).

O porta-malas do sedã se abre por meio de uma tampa automática, acionada pela chave com comando a distância, por um botão específico no painel de bordo ou no "0" da sigla "508". O compartimento se revela prático, em função da presença de ganchos e rede para arrumação, abrigo para triângulo de sinalização e formas regulares do espaço.

O compartimento dispõe de 473 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos (1/3-2/3) e, ao formar um piso plano, atinge um volume total de 1.581litros. No habitáculo, o 508 oferece até 22 litros em porta-objetos. As portas dianteiras apresentam um compartimento com capacidade de quatro litros, podendo acomodar garrafas de até 1,5 litro. O porta-luvas garante nove litros de capacidade, com espaços ainda debaixo do console central.

Equipamentos tecnológicos

O 508 apresenta ampla lista de equipamentos high-tech, que facilitam a condução do dia a dia e acentuam, como: Head Up Display colorido (Visualização Elevada de Informações); Park Assist (sensores de estacionamento com medidor de vagas); Sistema Peugeot Open & Go com botão Start/Stop, substituindo a chave convencional; Climatização de quatro zonas; Central Multimídia WIP NAV, navegador de nova geração que integra numerosas funções; Freio Elétrico de Estacionamento Automático; Hill Assist (Assistência ao Arranque em Rampa); Iluminação inteligente que, mediante uma câmera instalada no retrovisor interno, analisa de maneira permanente as condições de circulação (cruzamento com outros automóveis, zonas urbanas iluminadas) para alterar automaticamente e, assim que possível, a intensidade da luz de acordo com o tráfego; Tratamento digital do som Arkamys e sistema de som hi-fi JBL, entre outros equipamentos.

Mesmo motor do 3008 e do RCZ

O novo sedã traz o powertrain que equipa o crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível à incrível marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas. Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift,

Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF). Incorpora, ainda, o Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau.

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