A Chevrolet revelou neste final de semana nos Estados Unidos a sexta geração do Camaro, o “muscle car”, que será lançado no final do ano. Além do visual revitalizado, ele passa a contar com a plataforma de tração traseira Alpha, que estreou no Cadillac ATS. O sonho de consumo deve estrear no Brasil ainda no primeiro semestre de 2016.
O novo modelo ficou 91 kg mais leve e é mais eficiente. Seis centímetros mais curto em comprimento e 2,5 cm mais estreito e mais baixo que o anterior, o Camaro VI surge com uma estética mais agressiva, com faróis bi-xénon com LED diurnos, nas versões mais equipadas. A grade dianteira ficou mais estreita destacando bem o logotipo da marca.
No para-choque dianteiro há entradas de ar maiores e LED laterais com função de luzes de nevoeiro (que são verticais na nova versão RS e horizontais na SS). A grade inferior conta com um spoiler proeminente. O capô, ligeiramente ondulado, conta, nas versões mais equipadas, como a SS, com duas aberturas. A traseira tem formas mais musculosas e lanternas com disposição horizontal, em LED e o para-choque é maior, na versão SS passa a ter quatro saídas de escape.
Por dentro, o interior do novo Camaro, que será produzido em Michigan (EUA), tem alusões retro, com o painel de instrumentos que passa a contar com dois mostradores analógicos. Contudo, a modernidade não foi esquecida, há uma nova tela TFT no centro entre os dois mostradores e o freio de estacionamento elétrico. O sistema de infotainment conta com um tela de 8 polegadas. Outra novidade é o sistema de iluminação interna Spectrum, que permite escolher entre 24 efeitos visuais para toda instrumentação e luz ambiente. A suspensão Magnetic Ride e freios da Brembo são opcionais.
Em termos de motores, a grande novidade é o V8 6.2 do SS que passa a desenvolver 455 cv, com torque de 62,89 mkgf, com transmissão automática de oito velocidades Hydra-Matic 8L45 com mudanças no volante, o chamado Paddle Shift. Outra novidade é o propulssor 2.0 Ecotec Turbo de 270 cv e 40,77 mkgf de torque que, segundo a GM, vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de seis segundos.