Cinema

Chevrolet Captiva ganha motores mais potentes

Utilitário esportivo da GM se protege dos ataques da concorrência

Para se proteger do ataque dos concorrentes que vêm ganhando um bom espaço no mercado, a Chevrolet promove mudanças em seu utilitário esportivo, o mexicano Captiva. Já nas concessionárias, em três versões – Sport Ecotec e Sport V6 (FWD e AWD, tração dianteira e integral, respectivamente) – ganha mais potência nos motores. No mercado brasileiro desde 2008, as mudanças visuais são quase imperceptíveis. Destaque para a transformação do freio de mão em freio de dedo (dispositivo eletrônico), que abriu um espaço para um console central com porta-objetos entre os bancos dianteiros. Entram na lista duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha (esta exclusiva da versão V6).

Externamente, as versões Sport V6 se diferenciam por ter os pára-choques pintados na cor da carroceria. A novidade para a linha 2011 foi a adoção de um aplique cromado no pára-choque da versão Sport V6 AWD (a mais completa da linha) para diferenciá-lo dos demais. Ou seja, apenas detalhes.

Porém, uma das grandes novidades está na adoção da injeção direta em toda a linha 2011 do Chevrolet Captiva. Conforme informa a GM, o sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection) garante ao motor uma queima de combustível muito mais eficiente, melhorando assim seus números de desempenho, economia e emissões de poluentes.

Com esse sistema no motor 2.4 16V, a versão Sport Ecotec passa a desenvolver 185 cv – 15 cv a mais que a versão anterior. O torque também cresceu e agora é de 23,8 kgfm a 4.900 rpm. O modelo estréia uma nova transmissão automática/sequencial de seis marchas, a mesma que equipa o sedã Malibu, com a opção Active Select, que colaborou para novos números de aceleração. Ainda segundo números da empresa, ele leva 10,9 segundos para chegar aos 100 km/h, quatro décimos a menos em relação ao modelo anterior.

Porém, os melhores resultados aparecerão nas médias de consumo. A GM informa que a Ecotec faz na cidade 9,3 km/l, ante 8,7 km/l da versão 2010, e, na estrada, 13,6 km/l, perante os 12,8 km/l da anterior.

Preços
Sport Ecotec (2.4 16V) R$ 90.299
Sport FWD (3.0 V6) R$ 96.774
Sport AWD (3.0 V6) R$ 100.774

Posso ajudar?