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Chevrolet Equinox, a evolução e o poder em forma de SUV

Para apresentar o Equinox, novo SUV médio que a Chevrolet está trazendo para o Brasil e avaliado pelo GuarulhosWeb durante uma semana neste início de ano, é necessário voltar uma década para trás, a fim de identificar o mercado para o qual essa fera está se propondo a avançar. 
 
Dez anos atrás, em 2008, a Chevrolet lançava para o mercado brasileiro a Captiva, uma SUV média que vinha do México para ganhar espaço em um mercado promissor, mas que ainda engatinhava. Sucesso de vendas, nem de perto a novidade se parecia com aquela que até poderia ser chamada de sua antecessora, a velha Blazer, derivada da S10. Com personalidade própria e motorização que se destacava à época, a Captiva fez sua parte. 
 
Hoje, há SUVs disponíveis para os mais diferentes gostos e tamanhos. Até mesmo o subcompacto da Renault, o pequeno Kwid se apresenta como tal e faz o maior sucesso no mercado de entrada. Entre os grandalhões, opções não faltam nas marcas de luxo, como BMW, Mercedes Benz, Audi e Land Rover. Até mesmo a Chevrolet disputa uma faixa com a Trailblazer. 
 
Mas o lugar da Captiva ainda estava vago, preenchido por concorrentes que vêm da Ásia ou mesmo da Europa, a partir de valores até maiores e nem sempre atendendo às necessidades do consumidor brasileiro. Para avançar em vendas, a Chevrolet foi aos Estados Unidos buscar a solução e está trazendo para o Brasil o Equinox, um SUV médio, com ótima potência e equipado com tudo (sim tudo) aquilo que os mais conectados desejam. 
 
 
Considerado o SUV de maior sucesso da marca no mundo, o Equinox se pelo alto nível de sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico realmente poderoso, composto por um motor 2.0 turbo de duplo fuxo de 262 cavalos que trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral. A versão Premier, avaliada pelo GuarulhosWeb, custa R$ 149.900,00.  
 
O veículo conta com ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série. A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.
 
 
O motor 2.0 turbo, que oferece 262 cavalos de potência, é similar ao do Camaro. Forte, rápido, poderoso. Como não poderia deixar de ser, com tanto poder, acelerações e retomadas de velocidades parecem ser as coisas mais simples do mundo. Números da Chevrolet apontam que o Equinox vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.
 
Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.
 
Apesar da força extraordinária e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade. Durante a avaliação, o GuarulhosWeb obteve números bem próximos destes. 
 
 
 
Monitorado 
 
Para garantir melhor dirigibilidade e segurança, a Chevrolet oferece no Equinox sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.   
 
Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.
 
 Um luxo só
 
A versão de acabamento Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet, se caracteriza pela ampla utilização de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo.
Os bancos são revestidos com material e acabamento especiais, como couro perfurado e costuras duplas. O painel também segue o mesmo requinte de execução.
 
Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam sofisticação e maior conforto. O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.
 
Espaço de sobra
 
O Equinox se destaca pelo excelente espaço interno. Com o entre-eixos de 2.725 mm permite acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens. A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico. O painel frontal – desassociado do console central – passa a ideia de mais conforto e espaço para os ocupantes.
 
O console central foi otimizado e alinhado às necessidades reais de uso do consumidor. Acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que levam o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás.
 
O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.
 
 
Segurança ao extremo
 
O Equinox conta com uma extensa lista de itens de segurança, incorporando desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.
 
São tantos itens que vale aqui citar um a um:
 
Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.
 
Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.
 
Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.
 
Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.
 
Alerta de colisão frontal: é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.
 
Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.
 
Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.
 
Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes,  para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.
 
Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.
 
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.
 
Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.
 
Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro: Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.
 
Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, o conceito está presente no Equinox, que conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.
 
Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança.
 
No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular. Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.
 
Destacam-se ainda os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar, detalhados mais abaixo.
 
Mas nem só de itens de segurança vive o Equinox. Há também alguns equipamentos que dão um toque especial ao modelo, como o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas, que pode ser acionado por sensor de movimento. Para isso, basta passar o pé por debaixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. Esta funcionalidade é bastante útil, principalmente quando o usuário precisa acessar o compartimento de carga e encontra-se com as mãos ocupadas. O ângulo de abertura da tampa pode ser limitado por meio de um seletor no painel da porta do motorista.
 
O Equinox conta ainda com uma série de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre eles o sistema de som de alta fidelidade com (5) alto-falantes e (2) woofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semi-autônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.
 
O que o Equinox oferece também
 
– Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
– Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
– Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
– Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
– Controles de áudio e telefonia no volante
– Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
– Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
– Chave presencial eletrônica
– Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
– Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
– Controlador de velocidade de cruzeiro
– Direção elétrica progressiva
– Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
– Espelho retrovisor interno eletrocrômico
– Freio de estacionamento elétrico
– Partida sem chave
– Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
– Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado
– Trava elétrica das portas com acionamento na chave
– Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
– Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium
– Conectividade total para comandar funções do carro por aplicativo
 
 
 

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