Em um rápido test-drive, entre a vila de Porto de Galinhas, em Pernambuco, até o Porto de Suape, a Chevrolet demonstrou que acerta ao lançar sua picape compacta, a Montana, baseada no hatch Agile. Sem falar no visual, que é um capítulo à parte, o resultado para o motorista é dos melhores. De cara, destaque para a posição de dirigir mais elevada, que o coloca em um nível de superioridade perante os concorrentes diretos.
A picape chega ao mercado em duas versões, a LS, mais voltada ao trabalho, e a Sport, indicada para quem prioriza o uso do carro no lazer.
Na versão anterior, a Montana já se destacava pelo bom espaço interno da cabine e pela excelente capacidade de carga na carroceria. Agora, ela – além de maior – conta com um design diferenciado, que mescla linhas belas e robustas. Fica entre uma picape pequena e uma média e carrega mais peso que todas de sua categoria: 758 quilos. Na caçamba, 1.100 litros (1.180 sem o protetor de caçamba).
Ambas as versões são equipadas com o motor 1.4 Econo.Flex, que possui um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil. Este motor gera 102 cv a 6.000 rpm e 13,5 kgf.m a 3.200 rpm quando abastecido com etanol e 97 cv e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina.
*O jornalista Ernesto Zanon viajou a Pernambuco a convite da GM