Cinema

Chevrolet Omega Fittipaldi, um executivo com nome e sobrenome

Opções de controles internos e equipamentos de ponta complementam potente motor Alloytec V6 SIDI

O Chevrolet Omega Fittipaldi é um desses automóveis que, apesar de ser um prazer dirigi-lo, você quer ir para o banco de trás e ver o mundo passar pela janela, no melhor estilo "carro de bacana", como dizem por aí.

Executivo, oferece uma série de equipamentos que o colocam como um dos preferidos dos executivos e políticos brasileiros. O jornal HOJE avaliou o modelo durante uma semana, quando foram percorridos cerca de 500 km, entre estrada e cidade.

O acabamento interno passa uma impressão de sobriedade, comum apenas entre os carros de alto luxo. Os bancos e painéis de porta são em couro bege, que passam uma sensação de mais espaço e conforto. Aliás, nesses quesitos, o Omega esbanja bem estar para os ocupantes, que podem fazer do banco de trás quase que uma célula de trabalho, com espaço para operar, por exemplo, um notebook.

Para o motorista, impossível não se sentir à frente de uma barca, apelido dado aos carrões maiores, principalmente nos anos 60 e 70, devido às dimensões avantajadas. Porém, uma barca de respeito, que oferece inovações tecnológicas que facilitam a condução e minimizam o fato de ser grande para o tráfego nas cidades.

Um display de 6,5 polegadas no painel central apresenta informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de imagem ou diagrama apresentado indica a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, com a marcha à ré é acionada. Isso facilita demais na hora das manobras, principalmente quando as vagas são apertadas.

Equipamentos de ponta e visual inovador

O Omega Fittipaldi apresenta novos parachoque dianteiro, faróis de neblina e rodas de alumínio 17" com pneus medida R17. No quesito segurança, mais inovações, com destaque para a tecnologia desenvolvida para evitar acidentes e conhecida como Electronic Stability Program (ESP) – Programa de Controle de Estabilidade.

A tecnologia ESP é responsável pelo gerenciamento de outros módulos, como o sistema ABS (Anti-lock Braking System), EBD (Electronic Brakeforce Distribution), EBA (Eletronic Brake Assist) e o TCS (Traction Control System). O Omega oferece airbags frontais e laterais. O Omega será oferecido nas cores Preto Phanton e Prata Switchblade.

Interior recheado

O computador de bordo do Omega com funções de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o painel de instrumentos com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência ganharam fundo com luz branca.

O Omega Fittipaldi recebeu novidades no sistema de entretenimento. O display colorido oferece comando touch screen no console central multi-função, que facilita os ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio.

Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios.

Motor Alloytec V6 SIDI fala alto

São 292 cavalos de potência que falam alto e deixam o Omega, por mais grande que seja, esperto a ponto de deixar seu tamanho em segundo plano. Tudo por conta da evolução aplicada pela Chevrolet no motor Alloytec V6 3.6 litros SIDI (injeção direta) que teve expressiva evolução na sua potência, antes de de 254 cv. Tanto é assim que, segundo a Chevrolet, acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).

Na estrada, o prazer de dirigir fica latente. O Omega responde muito rapidamente, com a condução facilitada pelo sistema de transmissão de AT6, automático. As trocas são quase imperceptíveis, com respostas rápidas principalmente nos momentos em que precisa um pouco mais de força. O "Active Select", dispositivo que está na própria manopla do câmbio, permite ao motorista trocar as marchas quando desejar, possibilitando uma direção ainda mais esportiva.

Ficha técnica
Motor V6 3.6L Gasolina
Número de cilindros: 6 cil em "V"
Cilindrada (cm3): 3564
Potência máxima 292 cv @ 6200 rpm
Tração Traseira
Transmissão Automática de 6 velocidades com "Active Select" no câmbio.
Freios Discos ventilados dianteiros e traseiros, ABS com EBD (Eletronic Brake Distribution)
Rodas 17" Alumínio
Pneus 225/55 R17 (inclusive pneu reserva)
Distância entre eixos 2.915 mm
Dimensões 4.894 mm (comprimento) / 2.100 mm (largura) / 1.476 mm (altura)
Porta-malas 496 litros
Tanque de combustível 71 litros
Velocidade máxima 235 km/h
Aceleração 0 a 100 km/ 6,8 s
Preço R$ 128.600,00

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