Cinema

Chevrolet Onix – Um compacto que promete fazer história

Não é sempre que surge no mercado, cada dia mais disputado por um número maior de marcas e modelos, um carro para fazer história.

 Em tempos de globalização, quando fabricantes estrangeiros conquistam importantes espaços junto aos consumidores brasileiros, a Chevrolet apresenta um produto que chega para se eternizar. A ambição do Ônix não é modesta. Quer se tornar líder no disputadíssimo mercado dos compactos, dominado há décadas pelo VW Gol.

E por falar em Gol, muita gente – em uma primeira olhada (principalmente na traseira) – vai associar o modelo da Chevrolet ao concorrente. Há sim alguma semelhança. Mas quando se atenta aos detalhes, será possível perceber que o Ônix tem identidade própria, linhas marcantes e alguns conceitos não encontrados nos rivais, principalmente o alto nível de equipamentos embarcados e tecnologia não muito frequentes de carros compactos. Melhor para o consumidor que terá itens como ABS e airbag já na versão de entrada com motor 1.0, itens que serão obrigatórios apenas a partir de 2014 mas já disponíveis agora.

Um dos principais destaques do Onix, que chega ao mercado com duas motorizações – 1.0 e 1.4 – e três versões de acabamento – LS, LT e LTZ -,  são os itens inéditos de personalização e conectividade no seu segmento. Traduzindo: cada indivíduo pode ter seu próprio Onix. O GuarulhosWeb foi conhecer o novo carro da Chevrolet, em seu lançamento, no Rio Grande do Sul, e pode experimentar a versão com motorização 1.4 entre Porto Alegre e Bento Gonçalves, em mais de 200 quilômetros de teste drive.

 

Apesar de compacto, itens de carro grande

Em termos de conforto, não faltam detalhes e comodidade que posicionam o Onix não apenas como um carro de qualidade superior na relação com seus concorrentes, mas sim, que o colocam em patamar semelhante a modelos de nichos mais sofisticados de mercado.

Não bastasse isso, o compacto tem ainda na tecnologia de conectividade um diferencial inédito nunca antes oferecido para carros de seu segmento no Brasil para dialogar com seus mais diferentes perfis de público: o sistema multimídia MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth.

No visual, destaque para os faróis afilados que acompanham o contorno da lateral, onde encontra linhas fluídas que se desenrolam por toda a extensão do carro. A tradicional grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada não deixa dúvidas da identidade de um legítimo Chevrolet de identidade global. O capô curto confere um quê de elegância ao Onix, deixando o vidro dianteiro do parabrisas em um ângulo mais agudo que o apresentado em carros do segmento, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.

Nas laterais, linhas fluídas inferiores reforçam a robustez do hatchback, que apresenta ainda uma traseira arqueada e levemente arredondada, com aerofólio integrado e pára-lamas e parachoques salientes e arrojados.

O entreeixos de 2.528mm não somente é o maior da categoria como é, inclusive, comparável ao de um sedã de médio porte (o Cruze, por exemplo, possui um entreeixos de 2.685 mm), sendo sinônimo de conforto para todos os ocupantes. Dentro do carro, pernas, braços e ombros podem ser dispostos com tranquilidade em espaços generosos e confortáveis, inclusive na segunda fileira de bancos.

Duas opções de motorização  

Apresentado com versões 1.0 e 1.4 litro, ambos Flex Fuel, o "SPE/4" (Smart Performance Economy 4 cylinders) integra a nova categoria de motores 100% desenvolvida pela GM do Brasil. A versão 1.0 do Chevrolet Onix rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9.8kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9.5kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. O Onix vai de 0 a 100km/h em 13,3s (etanol) e 13,7s (gasolina), atingindo a velocidade máxima de 167km/h e 162km/h, respectivamente.

Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13.9 kgfm a partir de 4800 rpm e 12.9 quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, o Onix vai de 0 a 100km/h 10,1s podendo atingir até 180km/h. Com gasolina, o desempenho é de 10.6s entre 0 e 100km/h e velocidade máxima também de 180km/h.

A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada do Chevrolet Cobalt -, com pequenas alterações adaptadas ao tamanho e peso do Onix. O câmbio automático Ecotec6, utilizado no Cruze, no Cobalt e no Spin (todos com motorização 1.8), irá equipar o Onix 1.4 LTZ a partir do primeiro trimestre de 2013, conforme já antecipou a Chevrolet.

 

Três versões de acabamento

A versão de entrada, LS, conta com itens de série a direção hidráulica, pneus 175/70 R14, freios ABS/EBD, airbags frontais, alça dianteira retrátil do teto do passageiro, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, parachoques dianteiro e traseiro na cor do veículo, além de sistema para abertura da tampa de combustível pela chave.

A versão intermediária, a LT, oferece todos os itens presentes na LS e ainda dispõe de pneus 185/65 R14 (R15 na versão LT 1.4), alavanca de transmissão cromada, abertura elétrica do porta-malas pela chave, acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados.

Conta também com direção hidráulica, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo, moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas, painel das portas com acabamento em tecido, parachoques na cor preta, protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.

Ainda na versão LT são oferecidos faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto para as versões com motor 1.4.

A versão LTZ do Chevrolet Onix, a topo de linha, além de oferecer os itens encontrados na versão LT, oferece ainda pneus 185/70 R15, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ar-condicionado de série, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk, este último opcional na versão LT.

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Preços

Onix LS – R$ 29.990

Onix LT – R$ 31.690 a R$ 38.490

Onix LTZ – R$ 41.990

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