A Chevrolet dá um passo à frente ao lançar no Brasil um sistema de monitoramento, já presente em seus veículos nos Estados Unidos, há 19 anos. Trata-se de uma tecnologia inovadora por aqui que vai muito além de um simples rastreamento. O OnStar, que estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões. Deverá causar grandes modificações tanto na forma dos proprietários se relacionarem com seus veículos, como nas relações com as seguradoras e prestadores de serviço do gênero.
O GuarulhosWeb participou do lançamento desta nova tecnologia e pode conhecer de perto as funcionalidades, que dão ao carro um pouco mais de alma. Ele oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país. O melhor de tudo: ela é muito simples de ser utilizada.
Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia. Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o envio de destinos ao GPS do veículo, bastando informar o endereço ou o nome do estabelecimento.
Tudo isso pode ser verificado durante uma rápida avaliação dentro de Campinas, no interior de São Paulo, nesta terça-feira. “Por favor, você poderia me informar quanto está o dólar neste momento?”. Do outro lado da linha, pelo sistema OnStar, um atendente responde a cotação naquele exato instante. Aproveita e dá dicas de percurso e coisas para fazer naquela cidade.
Mas o OnStar vai muito mais além. Caso o Cruze se envolva em um acidente com deflagração dos airbags, uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência e oferecer o suporte de terceiros mais adequado para aquela situação (ambulância, bombeiro, guincho etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada.
O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca.
Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor para facilitar a recuperação do bem pela polícia. Isso tende a causar um barateamento nos valores de seguro, já que os riscos se tornarão infinitamente menores.
O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo específico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas.
Pelo app ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros. Neste sentido, ficará muito fácil para os pais monitorarem por onde andam seus filhos, quando eles pedem o carro emprestado, por exemplo. Será possível saber até, em tempo real, se o rebento ultrapassou determinados limites de velocidades, caso assim o pai deseje.
No Cruze 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação. Para seu funcionamento, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS.
O Cruze 2016
Além do OnStar, o Cruze 2016 estreia duas novas opções de cores para a carroceria: Cinza Graphite e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O modelo também está mais completo. A transmissão automática adaptativa de seis velocidades passa a ser item de série em todas as versões.
A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o sistema isofix do carro.
O Cruze é um dos veículos de passeio mais sofisticados, tecnológicos e seguros em produção no país e passou no fim do ano passado por evoluções estéticas, mecânicas e de conteúdo.
Na ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares.
Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
COMPLETO
O Chevrolet Cruze sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo design moderno e pelas tecnologias de vanguada, como os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, o multimídia com tela de sete polegadas e, agora, o OnStar.
A chave computadorizada é outro item apreciado pelos consumidores do veículo. Por meio dela, o motorista consegue abrir e fechar os vidros à distância, além de acionar remotamente a ignição e, assim, climatizar a cabine.
Este item de é uma das exclusividades da versão LTZ, que traz ainda retrovisores externos com rebatimento elétrico; sistema multimídia com bluetooth, navegador e comando de voz em português; acabamento interno premium com bancos; portas e painéis revestidos em material bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, acabamento comum apenas em modelos de segmentos superiores.
Desde a configuração LT de entrada, entretanto, o Cruze sai de fábrica equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), controle da velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, freios ABS com assistência de frenagem de urgência, além de cinto de segurança de três pontos em todos os assentos.
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, direção elétrica progressiva, computador de bordo e bancos anatômicos com ajuste lombar e revestimento premium reforçam a lista.
Tanto o Cruze Sedã quanto o Cruze Sport6 ainda podem vir equipados com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, airbag de cortina, retrovisor interno eletrocrômico, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.
Motor
O Cruze é equipado com o moderno Ecotec 1.8 Flex (até 144 cv), que reúne diversos sistemas de ponta para motores aspirados. Entre eles o cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor mais rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada.
O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
Já a transmissão automática adaptativa de seis velocidades é capaz de realizar reduções duplas e triplas quase que instantaneamente. O motorista também pode realizar as trocas de forma manual por meio do sistema "Active Select".
Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, a fim de manter estável a velocidade selecionada em declives.
Com as evoluções mecânicas promovidas no veículo no fim do ano passado, o modelo ficou mais ágil e econômico no trânsito. Isso é resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.
O Cruze é o Chevrolet mais comercializado no mundo. No Brasil, desde o lançamento do carro, em setembro de 2011, mais de 160 mil unidades foram emplacadas, somando as versões sedã e a Sport6. Isso faz dele um dos modelos mais vendidos do segmento.