Cinema

Chevrolet S10: O nome é o mesmo, mas a picape é totalmente nova

Fruto de desenvolvimento global da marca, veículo chega com design e equipagem inéditos

Dezesseis anos depois de lançar no Brasil o conceito de picapes médias e de liderar este mercado ano após ano, a Chevrolet apresenta a Nova S10, que do modelo anterior – embasado em muito sucesso – só mantém o nome. O resto é tudo novo mesmo.

HOJE teve a oportunidade de acompanhar o lançamento da Nova S10 para o mercado brasileiro e demais países do Mercosul, em Indaiatuba, no Campo de Provas de Cruz Alta. De cara, dá para perceber que trata-se de uma picape média que dá um banho de tecnologia e espaço, deixando muita grandona para trás.

A nova S10 é fruto de um desenvolvimento global da Chevrolet com extensa participação das áreas de design, engenharia e powertrain da General Motors do Brasil. Além da fábrica de São José dos Campos, em São Paulo, a nova S10 já é produzida na Tailândia, onde foi lançada no final do ano passado.

Em relação ao estilo, a nova S10 é imponente. Seu tamanho a faz ser facilmente confundida com uma picape de um segmento superior. Suas linhas têm o DNA marcante da Chevrolet, mas conseguem entregar toda a ousadia e a robustez que se espera de uma picape desta categoria.

Destaques do design da S10

  • Grade bipartida seccionada pelo logo da Chevrolet – uma marca inconfundível – que carrega uma malha tridimensional (que bloqueia a exibição de componentes ali instalados) e bordas cromados (aplicado em modelos intermediários e topo de linha);
  • Faróis de dupla parábola (modelos básicos e intermediários) ou com projetor (uma oferta incomum no segmento, para o modelo topo de linha);
  • Gravata Chevrolet em destaque: são seis centímetros na grade dianteira nove centímetros na tampa traseira;
  • Lanternas que utilizam LEDs na iluminação. A S10, na versão LTZ, é a primeira picape da Chevrolet e do segmento a utilizar esta tecnologia;
  • Rodas de liga leve de 16 e 17 polegadas para modelos LT e LTZ.
  • Coeficiente aerodinâmico de 0,48, ante 0,5/0,6 da concorrência – Best in class
  • Cabine Simples – Best in class no segmento, com 1.570 litros de volume de caçamba e de capacidade de carga, com 1.303 kg (LS).
  • Cabine Dupla – Best in class no segmento, com 1.208 kg de capacidade de carga (LS)

Interior oferece espaço, conforto e tecnologia

Com um painel de linhas fluidas, integrado com o console central e o conceito de Dual Cockpit, marca registrada da Chevrolet, o interior da nova S10 combina características de design encontradas em um carro com a ousadia e a robustez esperadas em uma picape deste porte.

O painel de instrumentos incorpora linhas contínuas, que se estendem até as portas, criando um efeito dinâmico, que pode ser batizado de "asa flutuante", uma solução que enfatiza o Dual Cockpit e que torna o interior mais aconchegante e acolhedor.

Com bom espaço para os ombros e para a cabeça, a nova S10 está no topo do segmento quando o assunto é espaço interno. A boa altura dos assentos dianteiros ainda permite excelente visibilidade e comandos sempre à mão.

Com as linhas dianteiras robustas reforçadas pelo capô mais alto – é importante para nós garantir que o motorista tenha excelente visibilidade. Sentado em posição mais alta, a sensação ao volante da nova S10 se traduz em confiança, reforçada por toda a robustez que o veículo oferece.

Na versão cabine dupla da nova S10, o espaço também é referência. A picape oferece os melhores números em termos de espaço para os ombros, espaço para as pernas e a distância entre os joelhos dos passageiros e as "costas" dos bancos dianteiros.

Na versão cabine simples, impressiona é o espaço para a carga. A caçamba tem 2,32 metros de comprimento, 1,53 metro de largura e 0,44 metro de altura, totalizando um volume de 1.570 litros e com a maior capacidade de carga da categoria, de 1.303 kg.

Novo Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI

Força é algo que não pode faltar em uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer. E, para equipar a nova S10 a GM desenvolveu um novo motor 2.8 Turbodiesel, que tem bloco de ferro fundido, para garantir durabilidade e cárter e cabeçote feitos em alumínio, como parte de uma dieta para reduzir seu peso.

Entre as tecnologias que o 2.8 Turbodiesel CTDI tem, está o turbo de geometria continuamente variável. Ele se difere dos atuais turbos de geometria fixa por ter pás que se movimentam continuamente, girando e tornando a captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação, praticamente eliminando o chamado turbo lag. É a garantia de maior torque em todas as rotações, respostas mais rápidas ao acelerador e melhor dirigibilidade.

Além do turbo de geometria continuamente variável, o novíssimo motor da Chevrolet S10 oferece muita tecnologia, a fim de reduzir emissões, melhorar o consumo e ganhar em suavidade. O cabeçote, por exemplo, conta com duplo comando de válvulas tubular. Feitos em aço inox, eles reduzem a inércia do sistema, já que são mais leve e roubam menos potência do motor para serem acionados. Ele oferece também balanceiros roletados de baixo atrito, que roubam menos energia do sistema.

O novo motor da Chevrolet também é equipado com "common rail", trazendo mais desempenho, velas aquecedoras, melhorando as emissões e a partida do motor e ajuste hidráulico das válvulas, que diminui sua manutenção.

Outra novidade está no corpo de borboleta, de nova geração, que oferece controle mais preciso da válvula EGR. Isso contribui de forma significativa para diminuir emissões e também reduz os trancos na hora de desligar o motor, graças a uma sequência pré-definida de movimentos da borboleta.

O resultado de tanta tecnologia é o maior torque da categoria. São 47,9 kgfm disponíveis já nas 2.000 rpm. A potência também não fica atrás: são 180 cv a 3.800 rpm.

Chevrolet 2.4 Flexpower

Além do novíssimo Chevrolet 2.8 Turbodiesel, a Chevrolet promoveu importantes alterações no motor 2.4 FlexPower que o deixaram ainda melhor.

Para começar, ele recebeu um novo cárter, de alumínio estrutural, que reduz seu peso. As modificações mais importantes, no entanto, vieram na admissão e gerenciamento do motor, já que o 2.4 FlexPower recebeu um novo corpo de borboleta, e um novo sistema de admissão, com filtro, ressonador de ar e um inédito sensor de massa de ar.

Tais modificações foram essenciais para adoção do System Zero, sistema de gerenciamento do motor – desenvolvido pela Chevrolet – que conta com um número maior de sensores (sensor de massa de ar, de rotação e de temperatura). O System Zero permite, por exemplo, que a central eletrônica do motor module melhor o corpo de borboleta, trazendo acelerações mais suaves e um significativo ganho de torque. Dos anteriores 21,9 kgfm, o novo 2.4 FlexPower passa a oferecer 24,1 kgfm – com 90% deste valor atingido já nas 2.800 rpm. A cavalaria continua a mesma: 147 cv quando abastecido com etanol e 141 com gasolina, ambas em 5.200 rpm.

O sistema de escape da S10 2.4 FlexPower também foi modificado e a nova picape virá com novos catalisadores e novos dutos de escape, que melhoram o fluxo dos gases e reduzem ainda mais os níveis de emissões.

Destaques do interior da S10:

  • Dual Cockpit, com linhas que se estendem até as portas, aumentando a percepção de refinamento e qualidade de execução;
  • Painel em duas cores com diferentes superfícies nas versões intermediárias e topo de linha;
  • Acabamento cromado para as versões topo de linha e prata e preto para as versões intermediárias e básicas respectivamente;
  • Iluminação do painel feita por LEDs, na tonalidade Ice Blue, nos mostradores, console central e nos comandos da picape;
  • Bancos feitos com espumas de diferentes densidades entre encosto e assentos, visando ainda mais o conforto dos ocupantes;
  • Bancos revestidos em couro nas versões topo de linha e em tecido nas versões básicas e intermediárias;
  • CD player, MP3, Bluetooth, entrada auxiliar (12V) e mini-USB;
  • Vasta quantidade de porta objetos, desenhados para ser o melhor no segmento. São 16 na S10 de cabine simples, e 26 na picape de cabine dupla.

Preços da linha S10

2.4 Flexpower

Versão LS – Cabine Simples – 4×2 – R$ 58.868,00
Versão LT – Cabine Simples – 4×2 – R$ 61.890,00
Versão LS – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 66.350,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 72.490,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 84.400,00 2.8 Turbodiesel CTDI
Versão LS – Cabine Simples – 4×4 – R$ 85.400,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 98.900,00
Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 103.900,00
Versão LT – Cabine Dupla – 4×4 – R$ 109.500,00
Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 113.400,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 117.400,00
Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 135.250,00

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