Cinema

Chevrolet Sonic: O motor 1.6 16V voltou!

A marca acaba de apresentar dois dos mais aguardados lançamentos do ano

A Chevrolet dá mais um importante passo na estratégia global da empresa, que visa a internacionalização de seus produtos. Ela acaba de apresentar, em evento realizado em Búzios, no Rio de Janeiro, dois dos mais aguardados lançamentos da marca para este ano. São as versões hatch e sedã do Sonic, um compacto Premium importado da Coréia do Sul.

Como os demais membros da família Chevrolet, o Sonic contará com versões LT e LTZ. Porém, uma das principais novidades é a volta da marca – depois de mais de dez anos – aos motores 1.6, utilizados pela última vez nos modelos Corsa, anteriores a 2002. Eles usam o motor Ecotec 1.6 16V, com opções decâmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis.

No visual, destaque para a dianteira que foge um pouco da identidade mundial Chevrolet ao utilizar faróis com os canhões de luz expostos. Mas a grade bipartida com a barra ostentando a gravata dourada remete de volta ao design dos demais irmãos. A ponta do capô forma uma linha de caracteres acima dos faróis, que flui em um perfil lateral elegante, que continua pela linha de cintura alta.

Apesar de serem o mesmo carro, versões sedã e hatch se apresentam distintos. O sedã, visto de perfil, tem uma presença mais sofisticada e madura. À primeira vista, o modelo de cinco portas parece um hatch de três portas porque os puxadores das portas traseiras estão discretamente localizados na coluna "C". A traseira do Sonic hatch reforça ainda mais o espírito jovem do modelo, já que incluem lanternas pouco convencionais, inspiradas nas motocicletas.

O Chevrolet Sonic será comercializado em seis diferentes cores: Vermelho Flame, Azul Boracay (exclusiva do hatch), Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash (todas metálicas) e Branco Summit (sólida).

Interior reforça estilo esportivo

Por dentro, o design do Sonic hatch e do sedã são idênticos. Assim como outros modelos Chevrolet, o duplo cockpit incorpora outro elemento de design característico: um painel envolvente que flui até às portas do condutor e do passageiro da frente. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície do painel.

O painel de instrumentos retoma a inspiração nas "motos" presente no exterior, incluindo um mostrador analógico e um visor digital LCD. A iluminação na tonalidade Ice Blue acrescenta uma sensação de requinte e contemporaneidade ao habitáculo.

Além dos dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada, vários pequenos compartimentos e bolsas nas portas, bem como três porta-copos à frente, asseguram um espaço amplo para arrumação de objetos de diversos tamanhos. Todos os dispositivos eletrônicos instalados no porta-luvas superior podem ser operados através dos comandos no volante ou por meio do sistema de áudio.

O porta-malas do sedã oferece 477 litros de capacidade de carga, o que a coloca entre as melhores da categoria. O hatch é bem mais acanhado. Em posição normal, são 265 litros de capacidade de carga. Porém, é possível transportar o equivalente a 665 litros, quando o banco traseiro se encontra rebatido.

Motor 1.6 16V Ecotec, câmbio mecânico ou automático

A nova motorização  1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações.

Além da caixa de transmissão manual, de cinco velocidades, o Sonic oferece para as duas configurações de carroceria uma automática, com seis velocidades e opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.

O câmbio automático também se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, evita trocas desnecessárias de marcha.

Versão LT.

– ar-condicionado
– airbags dianteiros
– direção hidráulica
– computador de bordo
– ABS com EBD
– trio elétrico
– rodas em liga leve aro 15
– desembaçador do vidro traseiro

Versão LTZ

– tudo o que a LT traz
– sensor de estacionamento
– faróis de neblina dianteiros
– apliques cromados nas maçanetas internas
– friso lateral cromado,
– rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16
– descansa braço central
– controles para o rádio no volante
– rede porta-objetos no porta-malas.
– Opção de câmbio automático de seis marchas, piloto automático e o revestimento dos bancos em couro.

Família Sonic

LT
Hatch R$ 46.200
Sedã R$ 49.100

LTZ
Hatch R$ 48.700
Sedã R$ 51.500

 LTZ com câmbio automático
Hatch R$ 53.600
Sedã R$ 56.100

Posso ajudar?