A China impôs novas restrições de viagens à extensa região de Xinjiang, enquanto amplia os rígidos controles para conter o coronavírus antes de um importante congresso do Partido Comunista no final deste mês.
Trens e ônibus dentro e fora da região de 22 milhões de pessoas foram suspensos, e o número de passageiros em voos foi reduzido para 75% da capacidade, segundo relatos na imprensa local.
Um comunicado do governo regional informou que as medidas foram adotadas para "impedir estritamente o risco de propagação" do vírus, mas não deu outros detalhes.
Como costuma acontecer com a política draconiana de tolerância zero à covid-19 na China, as ações pareciam desproporcionais ao número de casos detectados.
A Comissão Nacional de Saúde anunciou apenas 93 casos em Xinjiang na quarta-feira (5) e 97 na quinta-feira, todos assintomáticos. Os líderes de Xinjiang admitiram, na terça-feira, problemas com as medidas de detecção e controle, mas não informaram quando planejam suspender as restrições. Fonte: Associated Press.