No último domingo (28), um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, empresa fundado pelo bilionário Elon Musk. Fato histórico entre os sistemas tecnológico e biológico.
O anúncio do feito histórico foi feito pelo próprio Elon Musk na noite desta segunda-feira (29).
Os primeiros estudos envolvendo implantes cerebrais em seres humanos receberam autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em maio de 2023. Após o aval da FDA, a Neuralink abriu inscrições para que voluntários participassem da pesquisa.
Musk revelou que o primeiro produto da Neuralink foi batizado de “Telepathy” (Telepatia). Dispositivo esse que permite, os usuários a controlem equipamentos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o poder do pensamento.
“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros, sofrem de paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou Musk.
Segundo o empresário o primeiro paciente do implante vem se recuperando bem, complementando assim que resultados iniciais são promissores.
Um robô especializado em introduzir o implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico foi utilizado durante os estudos. O dispositivo é implantado em uma região específica do cérebro responsável pelo controle da intenção de movimento.
O maior foco da empresa, é avaliar a segurança tanto do implante quanto do robô utilizado no procedimento cirúrgico.