Cidades

Chuva e vento deixaram rastro de estragos em vários pontos da cidade

De acordo com a Defesa Civil, as regiões mais atingidas foram Ponte Grande, Vila Augusta, Vila Galvão, Vila Endres e Jardim Tranquilidade

Apesar de rápida, a chuva que caiu no início da noite de quinta-feira provocou a queda de, pelo menos, 13 árvores, além de deixar cerca de 20 bairros sem energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil, as regiões mais atingidas foram Ponte Grande, Vila Augusta, Vila Galvão, Vila Endres e Jardim Tranquilidade. Na avenida Faria Lima uma árvore plantada no pátio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio dos Morros caiu e interditou as duas pistas da via provocando congestionamento na região.  A Infraero confirmou ventos de 40 km/h nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

"A Prefeitura não faz manutenção, não poda as plantas e esse é o resultado. Era um risco muito grande, uma queda anunciada", contou o retificador Luiz Joaquim da Silva, 46 anos. Outras ocorrências foram registradas na praça Leônidas A. Figueiredo, Jardim Tranqüilidade; rua João Loprete, São Rafael; e Humberto de Alencar Castelo Branco, Gopoúva; onde uma árvore ainda tomava metade da faixa sentido bairro, altura 2.141. "Toda a rua tinha sido bloqueada, mas os passageiros de um ônibus desceram e liberaram um pedaço da rua", informou Maria de Souza, dona-de-casa. Não havia funcionários da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) auxiliando os motoristas no local, apenas cavaletes para alertar os condutores. Próximo ao cruzamento com a avenida Guarulhos, uma árvore também caiu e arrancou fios energizados dos postes.

A EDP Bandeirante informou que equipes foram distribuídas e o problema solucionado, mas o Guarulhos Hoje apurou que em alguns locais, como o Jardim Brasil, o abastecimento só foi normalizado na manhã de sexta-feira. A Defesa Civil informou também que duas ocorrências de alagamento foram registradas, ambas por intervenção de obras.

Posso ajudar?