Cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista registraram queda de árvores, em razão das fortes chuvas e ventania que atingiram a região na noite do sábado, 18. Conforme a Defesa Civil do Estado, equipes permanecem de prontidão neste domingo, 19, devido à previsão de tempestades com rajadas de vento acima de 60 km/h em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.
"Foram registrados ventos de forte intensidade nas regiões de Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Vale do Paraíba e na capital paulista", segundo o órgão.
Só na capital, ao menos 100 árvores caíram. Duas das ocorrências foram registradas entre 22 horas e 22h30, de acordo com a Defesa Civil. Em uma delas, o tronco destruiu um carro na Avenida das Nações Unidas, na zona sul. Na mesma região, na Rua Dom Armando Lombardi, 470, uma árvore grande caiu, derrubando a fiação elétrica e ocupando toda a via.
Não há registro de feridos. Também não há relatos nas redes sociais de quedas prolongadas de energia elétrica, como ocorreu nos últimos feriados.
A Enel Distribuição afirmou nesta manhã que a pancada de chuva com ventos que atingiu parte da região metropolitana na noite de sábado afetou o fornecimento de energia apenas em alguns locais.
"A companhia reforçou seu plano de ação emergencial nos municípios atendidos com mobilização antecipada das equipes em campo e nos canais de atendimento", disse, sem precisar quantos endereços foram afetados.
Após temporal em 3 de novembro, aproximadamente 2,1 milhões de endereços chegaram a ficar sem luz na capital e na região metropolitana. Em alguns pontos, o serviço foi religado quase uma semana depois.
A Enel foi criticada pela demora em restabelecer o serviço e as dificuldades em conseguir contato com a empresa. O problema de fornecimento se repetiu em alguns bairros a partir do temporal registrado na noite de quarta-feira, 15.
Para este fim de semana, a concessionária diz ter reforçado a estrutura e criado novos canais de comunicação. Para solicitações de falta de luz, a empresa orienta que o cliente priorize os canais digitais, como o App Enel São Paulo ou a agência virtual no site. A empresa tem ainda um canal pelo SMS para registrar falta de energia.
Em Itapeva, os ventos foram acompanhados por chuvas fortes, que resultaram em quedas de árvores, destelhamentos e desabamentos. "A quadra da Escola Municipal Professora Auto Rolim foi danificada e parte do muro e da cobertura da Escola Municipal Professora Celso Duch foram destruídos. Parte da estrutura do aeroclube local também desabou, atingindo quatro aeronaves", disse a defesa civil. Ninguém ficou ferido.
Em Ubatuba, litoral norte, o muro da Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou caiu. O reparo, de acordo com o órgão, já foi agendado para terça-feira, 21, e não impactará as aulas.
Em Barretos, foram registradas sete quedas de árvores nos bairros Centro, Rural, Flosi, Monte Castelo, Jardim Allah e Oriente.
Em Pariquera-Açu, desabou a estrutura em um evento, na Vila Paulino Ribeiro. Não há registro de feridos.
<b>Quedas de árvores em razão da chuva, conforme balanço das 8h22:</b>
São Paulo – 100 árvores
Barretos – 7 árvores
Itararé – 1 árvore
Ubatuba – 6 árvores
Eldorado – 4 árvores
Taubaté – 2 árvores
Parques fechados por medidas preventivas
O alerta para temporais também provocou o fechamento de parques em municípios da região metropolitana de São Paulo.
Em São Bernardo do Campo, a prefeitura manteve neste domingo o fechamento de alguns parques, entre eles o Parque da Juventude e o Parque Chácará Silvestre.
No sábado, Santo André também fechou os parques da cidade, por questões preventivas. Procurada na manhã deste domingo, a prefeitura não foi localizada para confirmar se o fechamento está mantido neste domingo.
Em Suzano, a prefeitura alterou o horário de funcionamento do Parque Max Feffer, em razão das orientações da Defesa Civil.
"Nos dias 18, 19 e 20 de novembro o Parque Max Feffer, o Viveiro Municipal e o Playpet funcionam das 6 horas às 15 horas. Orientamos que fiquem em casa e em caso de emergência, acionem a a Defesa Civil de Suzano pelo telefone (11) 4748-5394?, informou.
<b>Temperatura mais amena e previsão de chuva</b>
Para este domingo, ainda há previsão para pancadas de chuva generalizadas em todo o Estado. "As precipitações podem variar de moderada à forte intensidade e serem seguidas por raios, ventos e eventualmente granizo", afirma a defesa civil paulista.
Nas regiões litorâneas, a chuva será persistente ao longo do dia e as temperaturas ficarão mais amenas principalmente nas cidades da faixa leste paulista.
Na capital, depois de dias de forte calor, a manhã começou com temperatura mais amena e céu nublado. Há condições para tempestades a qualquer momento do dia. "Na parte da tarde, as temperaturas podem chegar a 26°C, esfriando ao anoitecer, com mínima de 19°C", acrescenta a Defesa Civil.
Registro de maiores rajadas de vento no sábado:
Ourinhos (Inmet) – 87,8 km/h às 15h
São Luiz do Paraitinga (Inmet) – 87,5 km/h às 17h
Iguape (Inmet) – 76,7 km/h às 17h
Pradópolis (Inmet) – 74,2 km/h às 17h
Jales (Inmet) – 72,4 km/h às 15h
Avaré (Inmet) – 65,9 km/h às 18h
Tupã (Inmet) – 60,1 km/h às 15h
Barretos (Inmet) – 59,8 km/h às 15h
Ibitinga (Inmet) – 58,7 km/h às 18h
São Paulo – Interlagos – (Inmet) – 64 km/h às 21h45
São Miguel Arcanjo (Inmet) – 57,2 km/h às 14h