No dia do aniversário de 455 anos de Guarulhos, o estádio Cícero Miranda recebe nesta terça-feira, 8, às 13h, o 2º Desafio de Futebol Solidário, organizado pelos atletas Diego Sacoman, que defende o Santa Cruz (PE), e o atacante Mazola, atleta do Ceará (CE). Invicto nesta temporada contra o cearense, Sacoman espera triunfar novamente sobre o amigo.
“Na verdade essa era uma vontade do meu pai (Benedito Silva, ex-secretário municipal de Esportes) e decidimos fazer de última hora esse evento no ano passado. Como eu estava me recuperando de um problema de saúde, acabei sendo o técnico e saí com a vitória. Já tinha participado de outro realizado, aqui, pelo Edu Gaspar”, revelou o zagueiro do Santa Cruz, Diego Sacoman, que teve passagem pelo Corinthians.
Neste ano pela Série B do Campeonato Brasileiro, os dois se encontraram em duas oportunidades. A primeira delas ocorreu em meados de junho na Arena Castelão e acabou com o placar empatado em três gols. Três meses depois o duelo foi reeditado no estádio do Arruda, no Recife, e dessa vez o Cobra Coral deixou a partida com os três pontos ao vencer a partida por 2 a 1.
Nesta competição, Diego e Mazola estiveram brigando em frentes opostas. Enquanto Sacoman conquistava o acesso à elite do futebol nacional, Mazola brigava para evitar o descenso de sua equipe. Os dois obtiveram êxito. O Santa Cruz subiu para a Série A e o Ceará não caiu para a C.
“Esse ano vai ser revanche, mas esse ano ficará melhor ainda”, disse o acanhado Mazola. “Nesse ano tivemos um tempo maior para organizar e chamar o pessoal. Fizemos uma aposta pessoal e aquele que perder paga dez cestas de natal. É importante ter um evento desses na cidade, até porque começa pequeno e depois pode se tornar grande”, ressaltou o Sacoman.
Já Benedito Silva acredita na expansão do evento e consequentemente na valorização dos atletas com naturalidade da cidade. Outro detalhe apontado por Silva é o resgate da identidade destes com a prática esportiva no município, além de entender que Guarulhos possui condições de formar atletas de alto nível e cita o ex-atacante de Atlético Mineiro e Corinthians, Marques, que atualmente representa o Poder Legislativo de Minas Gerais na condição de parlamentar.
“A realidade é premiar com Guarulhos com este evento para começar a fixar a ideia de que temos jogadores a nível de Seleção Brasileira. Temos o Marques, que defendeu o Corinthians e, hoje, é deputado estadual em Minas Gerais. Os atletas nunca fixaram essa identidade em ser da cidade.
Serviço:
Local: Estádio Municipal Cícero Miranda
Apresentação: Amigos do Diego Sacoman x Amigos do Mazola
Data: Terça-feira, 8 de dezembro
Horário: 13h
Entrada: 1 quilo de alimento (Para doação a instituição de caridade do município)
Jogadores convidados:
Edson Sitta, Júlio César, Baraka, Victor Luís, Jorge Preá, Marquinhos, Tom, Márcio Luiz, Danilo Baia, Caio, John Victor, Vinicius Casão, Thierry, David Batista, Henrique Santos e Daniel Costa.