A 1ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos neste domingo terá a participação de equipes profissionais brasileiras e de outros cinco países (Colômbia, Uruguai, Argentina, Cuba e Espanha). Serão cerca de 130 atletas disputando a premiação em dinheiro de R$ 10 mil e brigando por uma boa colocação na competição, que conta para o ranking brasileiro e vale pontos para a somatória que irá classificar a melhor equipe nacional para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Os atletas irão percorrer um total de 130 quilômetros. A largada será às 8h no estacionamento do Shopping Bonsucesso, de onde seguirão pela pista expressa da rodovia Presidente Dutra até a ponte Tatuapé, ponto de retorno, também pela Dutra, até o viaduto Cidade de Guarulhos. Dali, eles seguirão pela avenida Paulo Faccini até a altura do Shopping Maia. O percurso passará ainda pelo anel viário, chegando à Vila Galvão e ao Parque Cecap, marginal do rio Baquirivu e, para finalizar, 25 voltas de aproximadamente 2 quilômetros na avenida Lauro de Gusmões Silveira, no Taboão.
“Irão participar da competição algumas das melhores equipes da modalidade do País e também do exterior, por isso teremos um tempo relativamente curto para a conclusão do percurso. Guarulhos estará muito bem representada com a participação de oito atletas”, explica o ciclista, que também é diretor da equipe guarulhense Pro Cicle Team ADF.
No dia que antecede a competição, sábado, 19, todas as equipes inscritas na volta irão realizar circuito de aquecimento com 20 voltas de 2 quilômetros na avenida Lauro de Gusmões Silveira, altura do Atacadão. A prova deve ter duração de até 3 horas.
Além dos atletas considerados profissionais, o evento conta com outras 21 categorias amadoras divididas por idade a partir dos 6 anos, com percursos a partir de 500 metros. As exigências são o uso de capacete, roupas e tênis adequados. Para algumas categorias, como a Speed, por exemplo, também será exigida bicicleta especial.


