Cidades

Ciclone extratropical deve chegar a SP nos próximos dias

A previsão é de que este ciclone em formação atue sobre o mar, se deslocando entre São Paulo e Santa Catarina até o dia 24

Uma área de baixa pressão atmosférica se desenvolve na costa de São Paulo e no decorrer desta segunda-feira, 19 de abril, deve ficar completamente organizada, formando um sistema circular fechado, com ventos girando 360° no sentido horário.

A análise de temperatura da água do mar e da atmosfera e a simulação de vários modelos atmosféricos sugerem que esta área de baixa pressão atmosférica poderá se transformar em um ciclone subtropical.

Se este ciclone subtropical se formar realmente, será batizado de Potira (flor) e será o primeiro sistema deste tipo a se organizar em abril na costa leste brasileira, pelo menos desde 2011, ano em que a Marinha do Brasil passou a nomear os sistemas meteorológicos especiais que se organizam na costa brasileira.

No domingo, 18/4, a Marinha do Brasil emitiu um aviso oficial informando da possibilidade de formação desse sistema , a partir das 9h desta segunda-feira.

Previsão de deslocamento do ciclone

A previsão é de que este ciclone em formação atue sobre o mar, se deslocando entre São Paulo e Santa Catarina até o dia 24, mas se afastando devagar do continente e tendo um deslocamento para leste/sudeste. O ciclone deve provocar vento forte e agitação do mar.

Independente desta baixa pressão atmosférica evoluir ou não para um ciclone subtropical, e o sistema tenta provocar ventos moderados a fortes sobre o oceano, deixando o mar agitado em parte da costa do Sudeste também do Sul do Brasil.

Até o fim da desta semana, em vários dias, rajadas de vento moderadas a fortes poderão ser sentidas no litoral dos estados das Regiões Sul e Sudeste, com maior frequência em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro

Chuva volumosa

Uma das preocupações é relação a áreas de instabilidade geradas por esta baixa pressão que poderão causar chuva moderada a forte em áreas como o Vale do Itajaí, o litoral norte de Santa Catarina, o litoral do Paraná e também o litoral sul de São Paulo. Estas regiões ficam em atenção para grandes volumes de chuva acumulados nos nos próximos dias que poderão causar transtornos para a população.

Posso ajudar?