A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM) abriu oficialmente na última sexta-feira, dia 25, a Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher, ação praticada com diversos atores da sociedade civil e poder público, composta por uma série de eventos de luta das mulheres. Em Guarulhos, a Campanha acontece desde 2009. Na ocasião, foi dada posse às integrantes das Comissões de Usuárias eleitas recentemente nas seis Casas da Mulher Clara Maria e na Casa das Rosas, Margaridas e Beths (Centro de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência) para o mandato de um ano, de 2016 a 2017.
As novas integrantes da Comissão de Mulheres terão o papel de acompanhar e avaliar os trabalhos realizados nas Casas e também opinar sobre novos projetos e ações a serem implantados. Ao todo, foram eleitas 58 mulheres.
Durante o evento, Maria Helena Gonçalves, coordenadora da CPM, apresentou um balanço completo da Coordenadoria da Mulher, expondo o funcionamento e a importância de cada programa existente. Para ela, é fundamental que as mulheres assunam seus direitos e cobrem do novo governo a permanência de todas as políticas para as mulheres criadas ao longo dos últimos anos.
Além de convidadas e convidados de vários setores, a cerimônia de posse contou também com a presença de todos os funcionários e funcionárias da Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), integrantes da Rede Guarulhense de Não Violência à Mulher e do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres.